Grupo de estudo - iluminação/render (1 vendo) (1) Visitante
-
victorphellipe
-
-
Administrador
-
- Postagens: 1668
-
-
|
Olá pessoal,
Todo mundo já sabe o intuito de um grupo de estudo, que é incentivar os usuários a fazer algo e esclarecer dúvidas entre si, ou seja, qualquer um pode responder e tirar dúvidas, assim deixa o tópico mais dinâmico. Então como ainda não tinha o de iluminação e render, eu criei  É claro que você pode usar qualquer renderizador que tiver integração com o Blender, né! O grupo não tem regras e nem data de término, vai ficar aqui eternamente.
Pra ter dúvida, é preciso que você tente aprender, certo? Então eu proponho que você escolha uma das cenas a seguir para iluminar. Você pode iluminar qualquer cena que tiver vontade, só coloquei essas para o caso de você quiser participar, mas não ter nenhuma. Enfim, para baixar, clique na imagem.
CENAS INTERNAS
Cena originalmente feita no LuxRender por strelok. Link para o fórum: www.luxrender.net/forum/viewtopic.php?p=61903#p61903
Cena originalmente feita no LuxRender por Daniel Salazar. Link para o fórum: www.luxrender.net/forum/viewtopic.php?f=15&t=5895
CENA EXTERNA
Cena originalmente feita no Internal por milan981. Link para o fórum: blenderartists.org/forum/showthread.php?...ee-for-everybody-!!!
Ao clicar na imagem, você vai baixar uma cena com 530 mil vértices. A cena original (que você pode baixar no fórum BlenderArtists) possui aproximadamente 1,4 milhão de vértice. Se você tiver uma cena mais otimizada, fala comigo que eu refaço o upload.
TUTORIAIS
Também reuni alguns tutoriais pra ficar mais fácil de você começar, aà vão eles:
Em vÃdeo:
- Em português:
- Em inglês e outros:
Em texto:
- Em português:
- Em inglês:
Se você tiver mais algum tutorial ou cena pra indicar, poste aqui embaixo que eu adiciono. Atenção: o tutorial deve ser de render ou iluminação.
Agora só não aprende a iluminar quem não tiver afim. E que venham as dúvidas...
Abraço,
Victor.
|
Renderizador e Iluminador.
Portfolio - Visualização arquitetônica.
Meu blog - Blog focado nos assuntos de Iluminação e Render.
Última Edição: 6 mêses, 2 semanas atrás Por victorphellipe.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: faelnfx
|
-
FelipeDR
-
-
Vencedor de desafio
-
-
Deus acima de tudo.
- Postagens: 838
-
-
|
Vou participar 
Vou tentar fazer uma iluminação noturna na segunda cena.
|
|
|
-
victorphellipe
-
-
Administrador
-
-
-
|
Também vou começar com a externa e tá ai minha primeira tentativa:
Sem pós-produção, sem materiais ou texturas. Só o render puro. Devo confessar que algo nessa iluminação não está me agrando, mas enfim... Próximo passo é começar a texturização da cena, depois adicionar materiais e por último a pós-produção. Se eu precisar, vou mexer um pouco na iluminação também. Talvez eu faça mais uma ou duas imagens dessa cena com outra iluminação.
Atualizando aqui...
Ultima imagem de hoje. Quando me sobrar tempo, vou usar particulas para fazer um pouco de grama e compor umas texturas no GIMP para a cena. Ficou meio escuro mas tranquilo... Na pós-produção isso vai embora.
Abraço,
Victor.
|
Última Edição: 1 ano atrás Por victorphellipe.
|
-
Alysson Marques
-
-
Rendered
-
-
? Carregando...
- Postagens: 770
-
-
|
Fiz um test de Luz e Ambient Occlusion ^^
edit:: bug do telhado corrigido e resolução maior(1920x1440)
Abraço
|
|
Última Edição: 1 ano atrás Por Alysson Marques.
|
-
Brutto AVT
-
-
Administrador
-
-
André Luan Chiquetto Nascimento
- Postagens: 696
-
-
|
Legal a idéia. Vou ver se participo fazendo uns testes com o Internal e o Lux. =)
|
|
|
-
FelipeDR
-
-
Vencedor de desafio
-
-
Deus acima de tudo.
-
-
|
Que resultado indrivel Victor  gostei muito.
Aqui meu primeiro teste:
As sombras estão bem duras ainda, mas vou aumentar os samples.
|
|
|
-
victorphellipe
-
-
Administrador
-
-
-
|
Postei mais uma cena! O render dessa cena feito pelo Daniel Salazar não ficou dos melhores na minha opinião, mas a cena parece ser boa. Não baixei e não sei como ela tá, só vi a imagem mesmo.
Alysson Marques,
Legal cara! Vai colocar materiais? Se tiver tempo e paciência, tenta algo diferente nessa cena!
BruttoAVT,
Participa mesmo!
FelipeDR,
Parabéns, tá ficando massa! O que eu faria na cena, se não tivesse pensado em outro jeito de ilumina-la, é deixar ela clara como um todo. Ao invés de você aumentar a intensidade da lamp e estourar a iluminação perto ali do poste, usa curva para controlar a intensidade da luz. Porque como a sua cena tá agora, acho que tá chamando a atenção para onde não existe nada. Sabe o que me lembra? haha, pode ser lombra, mas é como se eu passasse com uma máquina fotográfica por essa casa e tirasse uma foto, só porque eu tô com a máquina e ela não gasta filme  Sei lá... pensei nisso olhando teu render.
Outra coisa é aquela luz saindo da porta. Acho que você tentou fazer volumetria, mas cadê a sombra dessa luz no chão?  arruma lá!
Mais uma atualização:
Essa ai tá com pós-produção, mas não sei... talvez tenha ficado muito pesada. O que acham?
Enfim, acho que depois vou fazer um buraco naquela janela pra colocar uma luz lá dentro e tentar mascarar que tem gente lá. O resto das coisas (materiais, grama e textura) eu vou deixar pra quarta em diante.
Abraço,
Victor.
|
|
-
FelipeDR
-
-
Vencedor de desafio
-
-
Deus acima de tudo.
-
-
|
Então Victor, estou pensando em "acender" a luz da janela, assim a cena ficara mais iluminada.
Aqui uma atualização:
|
|
|
-
Alysson Marques
-
-
Rendered
-
-
? Carregando...
- Postagens: 770
-
-
|
victorphellipe escreveu:
Alysson Marques,
Legal cara! Vai colocar materiais? Se tiver tempo e paciência, tenta algo diferente nessa cena!
Sim, eu vou colocar materiais! 
Algo diferente? Alguma dica/ideia?
Aqui esta minha untima atualização antes de partir para os materiais:
Tentei deixar o maximo possivel do fisicamente correto(sera que consegui?)! ^^
victorphellipe escreveu:
Mais uma atualização:
Essa ai tá com pós-produção, mas não sei... talvez tenha ficado muito pesada. O que acham?
Enfim, acho que depois vou fazer um buraco naquela janela pra colocar uma luz lá dentro e tentar mascarar que tem gente lá. O resto das coisas (materiais, grama e textura) eu vou deixar pra quarta em diante.
Ficou legal cara, mas eu senti falta de uma melhora nos materiais e ajustes de AO
Tenho esse material para o telhado, caso alguem queira esta ai
dl.dropbox.com/u/10628078/imagens/telha_portuguessa_suja.jpg > diffuse
dl.dropbox.com/u/10628078/imagens/telha_...ssa_suja_reflect.jpg > specular
Forte abraço ae
|
|
|
-
victorphellipe
-
-
Administrador
-
-
-
|
Achei que você fosse fazer um render clay, por isso sugeri uma coisa diferente. Enfim, teu render tá ótimo, os bounces ficaram legais. Espero o próximo render com materiais.
O telhado ficou ruim mesmo, já adicionei essa textura aqui e vou mapear. Eu estou tentando melhorar os materiais adicionando alguns mapas, mas no geral eu gostei. E sobre o AO, quais ajustes você quis dizer? Até agora eu estava satisfeito com a iluminação, agora já estou com uma pulga atrás da orelha
Fiz uns testes hoje, mas está praticamente a mesma coisa. Próxima imagem acho que já vai ser o render final, talvez sexta ou sábado.
Abraço,
Victor.
|
|
Copyright © 2012 Blender Brasil - Design 3D | Jogos Open Source. Todos os direitos reservados.
|