A Forgotten Fantasies mostra como utiliza o Blender em VFX

A empresa espanhola de efeitos especiais Forgotten Fantasies mostra como utiliza o Blender em suas produções. Blender, GIMP e Krita trabalhando juntos para criar comerciais profissionais.

 

De acordo com Antonio eles tiveram a vontade de compartilhar um dos projetos de VFX mais diversificados até agora. Era para ser um vídeo corporativo simples para uma empresa local mas eles adoram fazer as coisas mais complicas e muito mais legais, então, eles adicionaram alguns efeitos especiais para fazer algo diferente.

Todos os efeitos foram, obviamente, feitos no Blender e a composição também. As necessidades das cenas foram tão diversas que todas elas estão nos clipes que montados sobre os vídeos. Temos exemplos de chroma key, equivalência de movimento, rotoscopia, elementos de CG na composição, substituição de cenários e telas e várias outras cenas combinando técnicas de efeitos para chegar no resultado final o que trouxe um desafio muito grande e muito interessante.

As filmagens foram feitas em 4K com uma câmera Blackmagic e a produção envolveu alguns outros programas além do Blender. Primeiro, as filmagens foram convertidas para uma sequencia de arquivos EXR com DaVinci Resolve. Depois deste ponto a maioria do trabalho foi realizado no Blender, mas as texturas foram criadas com o Gimp e o Krita. Uma vez a composição terminada, esta é exportada novamente em EXR para ser editada e passar pela correção de cor com o DaVinci Resolve.

Vale a pena mencionar que a interação dos dois software é muito simples e funciona muito bem. É muito fácil exportar uma sequencia EXR que se encaixa sem falhas no esquema de cores original da filmagem da Blackmagic.

A Forgotten Fantasies vem trabalhando com efeitos especiais com o Blender já algum tempo e eles gostam muito do fluxo de trabalho atual, no início não foi tão simples mas depois de se acostumar as produções ficaram menos difíceis. A seguir está outro trabalho com efeitos especiais, o primeiro onde o Blender foi testado no processo de produção e foi uma corrida contra o tempo porque foi necessário produzir tudo em 24 horas de trabalho e o Blender superou as expectativas e agora faz parte da empresa.

 

Acesse o site da Forgotten Fantasies

Veja, também, o canal do Vimeo deles

Conteúdo traduzido do site BlenderNation por Gus.