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TÓPICO: BB FAQ

BB FAQ 04 Ago 2012 03:37 #108779

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Nesse tópico vou abordar as duvidas mais frequentes dos usuários , as respostas serão tiradas do fórum , e também explicar a melhor forma de usar o fórum.

Cada questão terá uma postagem ( sim vou floodar ) , isso servirá como separador de questões

Este tópico sera trancado , para manter a organização , desculpe-me , não é tirando o direito dos usuários de interagir , mas isso evitará que as informações fiquem dispersas com o tempo
Índice
Fórum
Aqui será mostrado os recursos do fórum , dicas para tirar proveito das ferramentas , e explicações de conduta
imagens do fórum que serão usadas , podem mostrar elementos da parte de moderação , peço aos usuários que os ignorem
Básico e Interface
Animação
Game Engine
Leonardo da Vinci não usava Faber Castell
Por trás do poligono
Última Edição: 28 Jan 2014 16:35 por Gus.
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Fórum FAQ - 1 : Apresentação das áreas 05 Ago 2012 20:53 #109023

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(Todas as áreas tem um texto explicativo , dizer que não sabe onde postar é uma afronta)

Geral
  • Notí­cias e Artigos - Ficou sabendo de algum evento , achou alguma matéria em um site relacionado a CG e Tecnologia ? Compartilhe
  • Anúncios da Administração - Mudanças no fórum são anunciadas aqui
  • Apresentações - Recém chegado ? se apresente , nos diga seus interesses e metas
  • Assuntos Diversos - Conte uma piada , fale sobre livros , cinema , politica , nessa área "quase tudo" é permitido , eu disse "quase tudo"
Blender Brasil PRO
área para profissionais
  • "Oportunidades de trabalho" , "Portfólios & Demo Reels" e "Empresas" - Nestas areas é preciso preenxer um formulario , ele esta fixado na mesma área
Blender
Tem duvidas? vamos debatelas nestas áreas
  • "Básico e Interface" , "Modelagem" , "Texturas e Materiais" , "Animação" , "Renderização" , "Simulações físicas" , "Game Engine" e "Python" - São áreas para postagens de duvidas , não de trabalhos como acontece frequentemente
  • Tutoriais - ...depois de apertarmos Ctrl+N , saímos do Edit mode e adicionamos ...
  • Recursos - Modelos , textura , scripts , pode encontrar alguns disponíveis aqui
Projetos
Esta área requer formulário e tem regras adicionais
  • Jogos - Para quem esta desenvolvendo uma game
  • Animações - Para animações
  • Outros - Render , HQ , Revistas , entre outros
  • Projetos Abandonados - Se seu projeto não for finalizado ou ficar trinta dias sem atualização , é aqui que ele vai parar
  • "Projetos de Jogo Finalizados" e " Projetos de Animação Finalizados" - São para projetos expostos do incio ao fim no fórum
Exposição
Área para exibir trabalhos
  • "Trabalhos 3d" , "Trabalhos 2d" , "Ví­deos & Animações" , "Jogos & interatividade" e "Arte Tradicional" - Exposição de trabalho já concluídos
  • Trabalhos em Progresso - Trabalhos que estão sendo feitos, mas não se encaixam na área de projetos
Workshops
  • 1º Ciclo de Workshops - Eventos que a Administração do fórum promove para difundir conhecimento para a comunidade
  • Workshops/Grupos de estudo - Organizados pela a comunidade
Contests
  • Contests Oficiais - Concursos realizados pela administração
  • Desafios - Desafie e participe de desafios em diversas categorias
  • Modelagem Rápida - Vamos ver que modela melhor em menos tempo?
Blender Brasil
  • Críticas e Sugestões - O lugar para sua duvida e sugestão sobre o fórum
Outros Softwares
Enquanto o Blender não domina o mundo
  • Open Source - Irmãos do SL , ha uma diferença entra gratuito e open , vale uma pesquisa
  • Proprietários - Para duvidas relacionados a software proprietário
Leonardo da Vinci não usava Faber Castell
Por trás do poligono
Última Edição: 05 Ago 2012 22:16 por ArteEN.
O tópico foi trancado.

Fórum FAQ - 2 : Criando tópicos 05 Ago 2012 23:01 #109037

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Tópicos em áreas incorretas e títulos inadequados são as faltas mais comuns no fórum , segue agora 5 passos para criar um tópico da forma correta , mantendo a organização do fórum e sem medo de ter a pele esfolada pelo moderador , de quebra ainda vou dar umas dicas

Cuidado: Spoiler! [Clique para expandir]
imagem de demonstração


  • 1. Na barra superior , clique em "Novo tópico"
  • 2. Como a pagina carregada , terá o campo "Categoria" e uma caixa flutuante tendo "Noticias e Artigos" como alvo padrão
  • 3. Clique e surgirá uma lista com todas as categorias do fórum , certifique-se de colocar a categoria correta para seu tópico ou terá uma visita minha em seu tópico :evil:
  • 4. No campo "Assunto" é onde vc deverá por o titulo , aqui ñ pode por o titulo com "CAIXA ALTA" , pedindo "Help!" , "Ajuda" e afins , o titulo deve ser um resumo da duvida , quer um motivo para isso ?
    • com o titulo resumindo sua duvida , vc terá mais chances dos usuários que tem a resposta lhe ajudar
    • Posso postar no seu topico com a resposta para sua duvida :) ou como uma advertencia :evil:
    • Seu tópico ficará mais facial de ser achado pelo buscador do fórum , lembre-se este é um lugar para esclarecer duvidas , outros podem beneficiar-se de seu tópico , assim como sua duvida ja pode ter sido respondida em outro tópico
  • 5. Com tudo preenxido e nos conformes clique em "Submeter"

  • Lembrando que o conteúdo do tópico não deve ser ofensivo , não conter material pornográfico , não ser feito em CAIXA ALTA e deve ser de fácil entendimento

    Este foi um exemplo de postagens de duvidas , e se encaixa na maioria das áreas do fórum , porem algumas áreas exigem que a postagens siga o preenximento de um formulário que esta fixado em cada área
    • Blender Brasil PRO
    • Projetos
    Leonardo da Vinci não usava Faber Castell
    Por trás do poligono
    Última Edição: 08 Ago 2012 03:21 por ArteEN.
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    Fórum FAQ - 3 : Pesquisando no Fórum 06 Ago 2012 00:23 #109048

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    O recurso de "Busca" que o fórum dispõem , é quase ignorado pelos os usuários mais novos , mas tenho certeza que ele vai ser bem usado quando este FAQ estiver bem nutrido , e eu estaria dando um tiro no próprio pé se não mostrar como tirar proveito do buscador

    Cuidado: Spoiler! [Clique para expandir]
    imagem de demonstração

    Clique em "Buscar" presente na aba superior do fórum

  • 1. Pesquisar por palavra chave - auto explicativo , coloque uma ou mais sentenças de busca , e o buscador varrera o fórum em busca de tópicos com aquela palavra , existe uma caixa flutuante com duas opções :
    • Pesquisar postagens inteiras - a palavra chave sera procurada no titulo e na postagem.
    • Pesquisa apenas nos títulos - a palavra chave sera procurada apenas nos títulos.
  • 2. Pesquisar por nome de usuário - alguém te falo do projeto do Pedro ou que a questão ja foi respondida pelo João? desmarque a caixa "nome exato" caso ñ tenha certeza da grafia do nick.
  • 3. Pesquisar em categorias - se sua duvida é sobre textura pq pesquisar em todo o fórum ? selecione a categoria que combine com sua busca e terá resultados mais precisos.
  • 4. Encontrar postagens de - vc pode definir o período de tempo que sua busca vai abranger , seja apenas nas postagens de ontem , de um ano atras ou em toda vida do fórum .
  • 5. Ordenar resultados por - aqui vc define se quer que o resultado da pesquise retor em onde de mais vistos , ondem do fórum , data , ou ordem alfabética dos títulos .
  • 6. Pular ao resultado numero - cansado de ver que as primeiras respostas não ajudam? defina quantas vc quer avançar .
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    Por trás do poligono
    Última Edição: 07 Ago 2012 01:02 por ArteEN.
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    Básico e Interface FAQ - 1 : Imagens de referencia 06 Ago 2012 05:28 #109092

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    Blueprint , modelstyle , modelsheet , são alguns dos nomes dados as imagens que usamos de referencia para modelar

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    imagem de demonstração

  • 1. As imagens só serão visíveis se a janela 3d estiver em modo "ortho"( 5 no numpad para mudar de "ortho" para "persp" ) e em uma das 6 visões padrões , Front ( numpad 1 ) , right ( numpad 3 ) , top ( numpad 7 ) , back ( Ctrl + numpad 1 ) , left ( Ctrl + numpad 3 ) e bottom ( Ctrl + numpada 7 ) , mais a visão de câmera ( numpad 0 )
  • 2. No painel de Propriedades ( N ) , marque a caixa "Background Imagens" , e clique em "Add Image"

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    imagem de demonstração

  • 3. Em "System" vc pode navegar por seus discos rígidos em busca da imagem que deseja usar.
  • 4. No painel a cima , vc pode escolher entre diferentes tipos de exibição , o ícone com 4 quadras faz que os arquivos apareçam em miniatura , facilitando a identificação do arquivo.
  • 5. O arquivo selecionado fica contornado por laranja ( ou abobora . nunca vi diferença entre essas cores ).
  • 6. Clique em "Open Image"

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    imagem de demonstração

  • 7. Voltando ao painel "Background Images" temos mais opções:
    • Axis - Permite definir uma visão especifica para a imagem escolhida , vc pode escolher entre "Right" , "Left" , "Back" , "Front" , "Top" , "Bottom" , "All Views" e "Câmera"
    • Image/Movie Clip - Mantenha em "Image" para usar na modelagem
    • Source - Define a forma que sera tratada a imagem , mantenha em "Sigle Image" para usar na modelagem
    • Show On Foregroud - Faz com que a imagem seja aplicada a frente do modelo
    • Opacity - Define a transparência da imagem
    • Size - Define a escala da imagem
    • X/Y - Desloca a imagem nos eixos X e Y da visão ( deferente do espaço 3D )
    Leonardo da Vinci não usava Faber Castell
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    Última Edição: 07 Ago 2012 01:09 por ArteEN.
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    B&I FAQ - 2 : Importar modelos de arquivos .blend 07 Ago 2012 02:18 #109187

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    Duvida básica de iniciante , como se juntar modelos de arquivos diferentes no Blender , comando "Append" é a resposta
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  • 1. No menu superior clique em "File"
  • 2. No menu flutuante clique em "Append"
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    Imagem de demonstração

  • 3. Use a área "System" para navegar em seus HDs em busca do arquivo blend
  • 4. Selecione o arquivo onde o modelo a ser importado esta
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    Imagem de demonstração

  • 5. O blend sera aberto em varias pastas , selecione "Object"
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    Imagem de demonstração

  • 6. Selecione os modelos que vc quer importar para o arquivo atual
  • 7. Clique em "Link/Append from Library"
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    Imagem de demonstração

    8. Os modelos selecionado seram carregados no arquivo atual , com os mesmo settings do arquivo originário , isso inclui , material , armature , shapes , actions ...
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    B&I FAQ - 3 : Tirando manchas negras do modelo 08 Ago 2012 03:01 #109289

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    É muito comum aparecerem manchas negras nos modelos , principalmente depois de adicionarmos o modificador "Subsurf" , para remove-las corrigimos as "Normais" com um recalculo

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    Imagem de demonstração

  • 1. Como o modelo selecionado , entre em modo de "Edição"(TAB)
  • 2. Selecione toda a malha , de um a trés cliques no botão "A" sera o suficiente
  • 3. Entre o comando "Ctrl + N"

  • Na maioria dos casos estes passos resolvem o problema , porem no processo de modelagem podem surgir manchas negras no modelo de outras duas formas :
    • No uso dos modificadores "Array" , "Screw" ou "Solidify" ( Não é sempre , as vezes surgem manhas , as vezes não )
    • A solução para este caso é aplicar o modificador e recalcular a normais com "Ctrl + N"

    • Faces sobrepostas
    • Nesse caso , vc pode tirar manualmente uma face de cima da outra , deixando um espaço minimo , ou deletando uma das faces
    • Faces interiores
    • Se um cilindro, por exemplo, tiver uma face dentro, o Blender não consegue dizer o que é fora e o que é dentro no cilindro, então as normais acabam ficando em direções contrários, ocasionando as manchas.
    Leonardo da Vinci não usava Faber Castell
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    Última Edição: 08 Ago 2012 04:21 por victorphellipe.
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    B&I FAQ - 4 : Em nossa lingua 04 Out 2012 03:40 #116245

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    Nas próprias palavras do Greylica:
    Usem e abusem !

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  • Clique em "File" no menu superior
  • E depois na caixa flutuante clique em "User Preferences"

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  • Clique em "System" nas abas superiores da janela que ira surgir
  • Mais a baixo marque "International Fonts"

  • Cuidado: Spoiler! [Clique para expandir]


  • Clique no botão Default(Default) que surgira mais a baixo
  • Selecione "Português do Brasil"
  • Marque "Interface" e "Tooltips"
  • E aperte o botão "Save As Default" ( que ja estará traduzido)

  • Usem e abusem!
    Leonardo da Vinci não usava Faber Castell
    Por trás do poligono
    Última Edição: 04 Out 2012 03:44 por ArteEN.
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    Animação FAQ - 1 : Parenteando Armadura 12 Out 2012 20:55 #116982

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    Um erro comum na hora de parentear Armaduras a objetos e malhas para deformação , é que muitos esquecem a regra de hierarquia do Blender , esse erro ocorre na hora de selecionar os objetos , aforma correta é selecionar o modelo que ira seguir e depois o "Objeto" ou "Armadura" que irá servir de guia para o deslocamento ou deformação

    Cuidado: Spoiler! [Clique para expandir]
    • Selecione a malha que irá seguir a "Armadura"
    • Em seguida selecione a "Armadura" (SHIFT + Clique botão direito do mouse)
    Cuidado: Spoiler! [Clique para expandir]

    Aperte "CTRL + P" , um menu flutuante irá surgir:

  • Object - é a forma padrão de parentear do Blender , usando esta opção a deformação individual de Ossos ñ será configurada , mesmo que essa operação seja feita com uma "Armadura" , será o mesmo que parentear um cubo em outro .
  • Object(Keep Transform) - segue a mesma funcionalidade da opção explicada a cima , só que esta mante a transformação previa do objeto ( transformação = movimento , rotação e escala )
  • Deformar Armadura - esta opção aplica o modificador "Armadura" ao modelo que receberá a deformação , mas ñ configura nem cria influencias e "Grupos de vértices" para os "Ossos"
  • Com Grupos Vazios - faz o mesmo que a opção "Deformar Armadura" , com a diferença que cria os "Grupos de vértices" ( vazios) para todos os "Ossos" que fazem parte da "Armadura"
  • Com Influência dos Envelopes - cria os "Grupos de vértices" e configura a deformação a partir dos envelopes dos "Ossos" , todos os "Ossos" tem esta opção mas o osso do tipo "Envelope" proporciona uma configuração visual mas funcional
  • Com Pesos de Influência Automáticos - cria toda a configuração automaticamente ( Grupos de vértices e influencias )
  • Osso - é o parentar padrão do Blender , só que direcionado a um único "Osso" , para usar esta opção , a "Armadura" deve estar em "Modo de pose" e então selecionar objeto , selecionar o "Osso" alvo e entrar com o comando "Ctrl + p" , e selecionar "Osso" no menu flutuante

  • # Para fazer uso da deformação dos "Ossos" a "Armadura" deve estar em "Modo de pose"
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    Game FAQ - 1 : Física simples para jogador 21 Out 2012 18:34 #117630

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    O Jogador (personagem) caindo e passando pelo chão , andando e atravessando paredes , e recuando quando se para perto de um obstaculo , esses são os primeiros problemas que surgem quando começamos a usar a BGE , aqui vai um Setup simples para resolver estes problemas , ha outras formas de resolver estes problemas , mas vamos ver essa "Faq" como uma introdução

    Cuidado: Spoiler! [Clique para expandir]

  • Selecione a representação física do jogador , e acesse a aba "Física" na "Janela de propriedades"
  • Em "Tipo de Física" , mude de "Estático(a)" para "Personagem"
  • Mais em baixo aumente o valor da caixa de rolagem "Velocidade Máxima de Queda" , isso determina a ação da força da gravidade que o jogador vai receber

  • Faq desenvolvida no Blender 2,64a r51232
    Leonardo da Vinci não usava Faber Castell
    Por trás do poligono
    Última Edição: 21 Out 2012 18:38 por ArteEN.
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