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TÓPICO: Criar vértices na interseção de duas arestas

Criar vértices na interseção de duas arestas 28 Ago 2016 21:38 #150707

  • luizero_00
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Tem como criar vértices na interseção de duas arestas?

imgur.com/a/BX0C3
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Criar vértices na interseção de duas arestas 29 Ago 2016 07:46 #150708

  • izac
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E ai irmãozinho,você pode fazer o seguinte: selecione uma das arestas e pressiona W e subdivide (você vai criar um vértice no meio da aresta) depois faça a mesma coisa com a outra aresta. Depois selecione somente os dois vértices criados, Pressiona Alt + M, e escolha a opção at Center. Problema solucionado B), espero ter ajudado.
Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.
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Criar vértices na interseção de duas arestas 30 Ago 2016 00:25 #150710

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Testei aqui e parece que funciona em algumas situações, mas nao em todas. Eu preciso especificamente fazer com que no ponto onde duas arestas se cruzam haja um vértice ligando as duas, e preciso que elas continuem retas. O "Merge: at Center" so funciona pra isso quando o ponto médio dos vértices selecionados e exatamente onde as arestas se cruzam certo? Que nao e o caso na maioria das vezes.

imgur.com/tqjD1cW
Última Edição: 30 Ago 2016 00:28 por luizero_00. Razão: link da imagem de demonstracao
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Criar vértices na interseção de duas arestas 30 Ago 2016 07:22 #150711

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luizero_00 escreveu:
Testei aqui e parece que funciona em algumas situações, mas nao em todas. Eu preciso especificamente fazer com que no ponto onde duas arestas se cruzam haja um vértice ligando as duas, e preciso que elas continuem retas. O "Merge: at Center" so funciona pra isso quando o ponto médio dos vértices selecionados e exatamente onde as arestas se cruzam certo? Que nao e o caso na maioria das vezes.

imgur.com/tqjD1cW

Depois desse procedimento você só precisa alinhar o vértice que foi formado para que ele fique exatamente no ponto desejado.
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Criar vértices na interseção de duas arestas 30 Ago 2016 16:57 #150715

  • luizero_00
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Não tem como alinhar o vértice exatamente no ponto desejado, a não ser manualmente. Mas o problema e que acaba perdendo tempo alinhando manualmente, e não fica 100% preciso. Nesse caso, seria mais fácil fazer um "Loop Cut" nas duas faces ou arestas e alinha-los usando o "Vert Slide". Não fica 100% também, mas e mais preciso que subdividir as arestas, mesclar os vértices, e reposiciona-los. Assim como maneira que você citou, isso também gasta muito tempo. Eu gostaria de saber mesmo, se tem como de alguma forma, transformar o ponto que as arestas se cruzam em um vértice ligando as duas. Para um desses outros dois métodos serem mais rápidos e precisos, teria que selecionar o ponto exato onde as arestas se cruzam para mover o cursor 3d para lá, e usando ele como "Pivot Point", reposicionar os vértices.
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Criar vértices na interseção de duas arestas 30 Ago 2016 20:30 #150717

  • Fábio Biff
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Esse é o tipo de coisa que me incomoda no Blender. Algumas operações que parecem simples, acabam sendo trabalhosas.

Para alinhamento manual, você pode usar as opções de snap (botões no canto direito do "header" da 3D view). O problema é que o snap não funciona logo após ativar opção de loop cut e nem funciona quando se usa o "vertex slide". Então, você precisa adicionar um vértice e, após adicionar, aí você o move com a opção de snap ativado.

O que você pode fazer, também, é: em vez de modelar por arestas como no print, você cria uma face, adicionar pontos nas bordas e criar a conexão de dois vértices com a opção "Connect Vertex Path" (J) - menu Mesh > Vertex > Connect Vertex Path.

Basta selecionar 2 vértices e apertar "J". Aí, cria-se a conexão entre dois vértices e "cortando" qualquer aresta que estiver no meio do caminho. Só que essa opção funciona apenas quando o corte é realizado dentro de faces.

Por isso, experimenta criar esse cortes/vértices dentro de uma face e, quando terminar, vc exclui as faces com a opção "only faces".


ah, lembrei de uma coisa aqui.
Há um script "Edge Tools" que serve pra realizar esse tipo de operação, entre outras. Tem até um vídeo do Allan Brito sobre ele. O problema é que o script é para versão 2.66 e, segundo um comentário no vídeo que olhei agora, parece não funcionar nas versões atuais do Blender, mas link do vídeo é esse, caso queira pesquisar depois: www.youtube.com/watch?v=yVbr2K-a6OU
Última Edição: 30 Ago 2016 20:37 por Fábio Biff. Razão: Colocar informação adicional
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Criar vértices na interseção de duas arestas 01 Set 2016 01:54 #150725

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Consegui fazer da forma que você falou, usando o "Connect Vertex Path". Já usava ele para criar arestas para dividir a malha entre dois vertices, mas não sabia que ele servia para fazer isso. É uma boa gambiarra, já que o blender não faz certas coisas só apertando um botão. :lol:
Obrigado.
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Criar vértices na interseção de duas arestas 04 Set 2016 22:29 #150736

  • Fábio Biff
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Só para informação adicional, se você estiver usando a técnica que comentei sobre uso de faces, pode-se criar a conexão entre vértices com a knife tool que corta a resta que estiver pelo caminho, também.


Além disso, agora que saiu a versão release candidate do Blender 2.78, foi incluído o Addon TinyCAD que possui ferramentas para realizar esse tipo de conexão entre arestas, além de outros recursos simulando a "extrusão/extensão" de arestas. É um addon muito bom para modelagem.

Aqui o link informativo do Addon:
wiki.blender.org/index.php/Extensions:2....odeling/mesh_tinyCAD

No exemplo do post, basta selecionar as arestas sobrepostas e usar a opção "VTX Auto"(duas arestas) ou "XAll" (duas arestas ou mais) para criar o vértice na conexão.
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