Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha:

TÓPICO: FAQ Modelagem Organica

FAQ Modelagem Organica 05 Mai 2010 20:29 #22110

• Cerberus_1746
Normalmente isso seria na área de tutoriais do fórum, mas como aqui é a área de dúvidas e tá faltando realmente um FAQ, porque eu falo as coisas daqui milhares de vezes :P .

Você tem problemas com modelagem orgânica? bem vindo ao clube \o/. Onde os modeladores dançam(não literalmente falando) pois sem dúvida nenhuma é uma das coisas mais difíceis de fazer no CG. Tanto 2D quanto 3D, pois é necessário saber anatomia, ter boas referências e saber modelar bem. O motivos eu digo abaixo.
  • Eu preciso realmente saber Anatomia?
    Sem dúvida nenhuma! Essa é uma das coisas mais importantes na modelagem orgânica, primeiro deve estar atento aonde colocar os braços, os olhos, a boca e etc... Mas isso é simples o que provavelmente você vai ter mais dificuldades é o tamanho, posição e forma dos músculos.
    Não importa se você vai usar poly-by-poly, Sculpt, ou seja lá o que for, você vai precisar saber anatomia!

• Eu acabei de começar a modelagem eu posso começar a modelar modelos realísticos?
    Pode, mas você vai enfrentar muitas dificuldades. Pois modelagem orgânica na minha opinião é do nível intermediário para cima, pois usa-se muitas técnicas de modelagem em um modelo só. Além de ter de se preocupar com a anatomia e edge-loops. Coisa que na modelagem inorgânica não tem. Aconselho a se aprofundar bastante na modelagem inorgânica para poder passar para a orgânica

• O que são edge-loops?
    São formas na malha para que a deformação na animação não fique errada. Uma dica muito importante para quem quer aprender edge-loops é observar os músculos e fazer alguns polígonos acompanhando a forma deles.

• Eu não acho nenhuma referencia, o que eu faço?
    Bom costumo fazer uma piada "Procurar referencias é mais difícil do que modelar". E o pior que é mesmo. Tanto que eu tive de aprender a desenhar (o que me ajudou a melhorar minhas modelagens também) para criar as minhas próprias referencias, e isso é uma vantagem pois, você pode criar exatmente o que você quer.

• Qual a diferença entre poly-by-poly e box modelling?
    Poly-by-poly: Polígono-por-polígono, é uma técnica onde você extruda edges ou vértices para poder criar algumas fisionomias, é muito usado em modelagem de rostos.
    Box modelling: Onde é usado um cubo ou qualquer malha para poder criar algo, custuma-se extrudar e subdividir para modelar.

• Para que serve o Sculpt?
    É muito usado para fazer detalhes na malha, ou até mesmo para criação, porém não é possivel criar edge loops a partir do sculpt, e por necessitar de muitos polígonos é preciso uma máquina boa.

• O que é retopologia?
    É o processo de remodelagem da malha usando uma malha como base, o Blender tem uma ferramenta chamada retopo especificamente para essa utilização.

• Pra que serve o normal map?
    Normal map é um mapa de relevo, ou seja é uma imagem que diz qual a profundidade de algo, porém esse efeito é apenas visual, é muito usado para criar os detalhes menores.

Bom espero que este tópico seja útil à vocês.
Última Edição: 05 Mai 2010 20:56 por Cerberus_1746.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: FAQ Modelagem Organica 05 Mai 2010 21:12 #22117

• Solano
Isso vai acabar com muitos Flood topics :)

Mas acho que você poderia dar exemplos. Dar links de: alguma apostila gratuita de anatomia ou de sculpt e rotopologia, workshops de modelagem do Blender Brasil, tutoriais de modelagem... Só para que já tenhamos mais noção, e também provavelmente vai acabar com muitas mesagens do tipo: "aonde tem tutorial de mod organica?" :)

Gostei do tópico. :)

Re:FAQ Modelagem Organica 05 Mai 2010 22:10 #22122

• C3D
Òtima iniciativa, vai ajudar bastante aos menos experientes.
Quanto ao que o Solano disse sobre link's de exemplos, acho que os demais membros podem comtribuir com isso!
Aqui mesmo na comunidade BB é uma ótima alternativa de aprendizado, tem muitos tutoriais e a galera está sempre dispota a ensinar no que poder! :laugh: :laugh:
Última Edição: 05 Mai 2010 22:16 por C3D.

Re:FAQ Modelagem Organica 05 Mai 2010 22:45 #22124

• Carrasco_Santo
Bom tópico Cerberus. :)

Re:FAQ Modelagem Organica 06 Mai 2010 08:19 #22133

• BISPODEJESUS BROS.
Mas acho que você poderia dar exemplos. Dar links de: alguma apostila gratuita de anatomia ou de sculpt e rotopologia, workshops de modelagem do Blender Brasil, tutoriais de modelagem... Só para que já tenhamos mais noção, e também provavelmente vai acabar com muitas mesagens do tipo: "aonde tem tutorial de mod organica?"

Penso fazer um tópico desse também só que de animação.
Falow ;)

Re:FAQ Modelagem Organica 06 Mai 2010 17:27 #22159

• Cerberus_1746
BISPODEJESUS BROS. escreveu:
Mas acho que você poderia dar exemplos. Dar links de: alguma apostila gratuita de anatomia ou de sculpt e rotopologia, workshops de modelagem do Blender Brasil, tutoriais de modelagem... Só para que já tenhamos mais noção, e também provavelmente vai acabar com muitas mesagens do tipo: "aonde tem tutorial de mod organica?"

Penso fazer um tópico desse também só que de animação.
Falow ;)
Vou fazer um agora mesmo no modelo FAQ, eu vi o tópico que criasse. Valeu pelo toque.

Sim o que vale são as iniciativas, eu já fiz minha parte agora vocês podem ajudar postando links e etc...
Última Edição: 06 Mai 2010 17:32 por Cerberus_1746.

Re:FAQ Modelagem Organica 06 Mai 2010 17:30 #22160

• BISPODEJESUS BROS.
Vou fazer um agora mesmo. Valeu pelo toque.
Mas antes vou fazer de materiais e renderizações.
Fiz um parecido com este:
blender.com.br/forum/T%C3%A9cnicas-avan%...A7%C3%A3o.html#22156

FAQ Modelagem Organica 06 Abr 2015 16:36 #145650

• Elcio pintor
OI,Peço humildemente a ajuda de alguém,conheci recentemente essa fantástica ferramenta,mas pretendo usá-la com um único objetivo:criar esculturas no blender e reproduzi-las em isopor em maior escala,meu plano é fatiar a escultura pronta no blender e copiar o contorno de cada fatia e ampliá-lo no isopor;Porém não to conseguindo fatiar as esculturas no blender,Qual seria o procedimento?

FAQ Modelagem Organica 07 Abr 2015 09:22 #145653

• mvaranda
  • Rendered
  • Postagens: 474
  • Obrigados Recebidos: 87
Elcio,

De uma olhada neste addon:

blendscript.blogspot.ca/2012/08/laser-slicer.html

drive.google.com/file/d/0B8A7venJdxGbbVU...dkk/edit?usp=sharing

os SVG gerados podem ser vistos com Inkspace

A Suzane com Tickness 20.0, Width e Height = 100.0 gerou 97 arquivos.
Se voce usar o default ira gerar milhares que arquivos.

Boa Sorte,
Varanda
Junte-se a nós e aprenda mais sobre CG:
www.cglabs.com.br
Tempo para a criação da página:0.063 segundos