Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha:

TÓPICO: Dúvidas De Um Iniciante

Dúvidas De Um Iniciante 18 Dez 2015 00:53 #148496

• EwertonSchussler
  • Wireframe
  • Postagens: 8
Galera eu sou iniciante e tenho ¨umas¨ dúvidas pendentes.
1º Quando eu faço um ¨Cenário¨ muito grande, eu tenho dificuldade para dár Zoom.Isso tem solução?
2º Quando eu coloco um material com textura no objeto, atribuo o material ao objeto no modo de edição, faço o Mapeamento UV, e quando vou em modo de Jogo, e coloco no modo textura e dou play, apenas as partes de cima do objeto aparece a textura, e resto fica tudo preto (acho que tem haver com a iluminação, e se for). Tem como configurar a lâmpada para ela não fazer isso?.
3º Quero me aprofundar muito mais no blender, e tenho uma dúvida em questão, sobre a criação de jogos na BGE, tem uma quantidade máxima ou mínima de faces, vértíces e arestas para um jogo não ficar muito pesado? Obs: Jogo de FPS com cenário pequeno.
e 4º e Última: O tipo de jogo que eu citei acima, simples, tem como fazê=lo com pouco conhecimento em linguagem de programação Phyton? E usando apenas o Editor de Lógica da BGE?
Enfim galera, obrigado ai por quem se disponibilizar a responder minha perguntas, que para muitos são toscas, mais pra quem tá começando, é uma pedra no sapato..
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Dúvidas De Um Iniciante 18 Dez 2015 01:07 #148497

• thiago
  • Rendered
  • Postagens: 344
  • Obrigados Recebidos: 31
1° Entra no modo de navegação com shift+f
2° Tenta colocar lâmpada do tipo hemi e ve oque vai dar
3° Depende da sua máquina e o que você quer alcançar. Se baseie em jogos antigos então.
4° Melhor se aprofundar em python do que em logic Bricks. Tem muito tutoriais bacanas sobre python na bge. Olhe estes dois canais no youtube.

Última Edição: 18 Dez 2015 01:09 por thiago.

Dúvidas De Um Iniciante 18 Dez 2015 10:48 #148500

• Apenas_um_jogo
  • GLSL shaded
  • Postagens: 284
  • Obrigados Recebidos: 21
1. Particularmente também odeio o zoom da nova versão do blender, gostava da versão 2.49 que era mais prático o zoom e rotação da 3dview, mas é uma versão antiga então não recomento, basta paciência, utilize o modo de voo(navegação) com a tecla shift+f vai ajudar muito.

2. Referente ao problema com as texturas, tente selecionar a malha e selecione a textura de novo com toda a malha selecionada, as vezes o blender dá um "bug" e fazendo isso corrigi, pode ser também porque a traseira do seu objeto não esteja captando luz, então adicione mais lâmpadas, o resto foge do meu conhecimento.

3. Vai depender muito de sua máquina para processamento da BGE e principalmente para o uso de Shaders, a quantidade de vértices, arestas e faces é "ilimitada" isso vai depender muito de sua máquina, mas tente sempre usar o menos o possível pois o blender irá processar toda as informações da BGE e se ele não conseguir ele vai travar e em casos de extremos processamento pode comprometer sua máquina. Muitas vértices (HighPoly) para modelos mais detalhados, poucas vértices (LowPoly) para processamento mais rápido, você escolhe.

4. Python e Lógic bricks são irmãos, andam lado a lado, para lógicas simples use logic bricks, para lógicas mais complexas use Python.
Última Edição: 18 Dez 2015 11:07 por Apenas_um_jogo. Razão: complemento de contexto

Dúvidas De Um Iniciante 18 Dez 2015 11:35 #148502

• mvaranda
  • Rendered
  • Postagens: 474
  • Obrigados Recebidos: 87
Zoom: quando voce roda a rodinha do mouse e o zoom meio que "para" de ter efeito de um Shift-B e clique/arraste o mouse para selecionar a area desejada para o Zoom.
Junte-se a nós e aprenda mais sobre CG:
www.cglabs.com.br
Última Edição: 18 Dez 2015 11:36 por mvaranda.

Dúvidas De Um Iniciante 18 Dez 2015 12:17 #148503

• EwertonSchussler
  • Wireframe
  • Postagens: 8
Obrigado ai pelas respostas de vocês, ajudaram muito. Sucesso ai pra todos.
Última Edição: 18 Dez 2015 12:19 por EwertonSchussler. Razão: Erro de Digitação

Dúvidas De Um Iniciante 18 Dez 2015 12:39 #148505

• marllonxD3
  • Rendered
  • "só sei que nada sei"
  • Postagens: 416
  • Obrigados Recebidos: 51
aconselho a não usar modos antigos!
isso irá trazer problemas para você
profissionais gostam de usar programas sempre atualizados
imagina assistir a um tutorial e estar tudo diferente? :sick:
eu uso as teclas padrões do blender desde que comecei
e mesmo quando eu era iniciante eu já tinha me acostumado
acho que seu problema não são as teclas e sim a falta de conhecimento delas!
mas não se preocupe logo logo vai estar usando o blender perfeitamente e nem vai perceber

acho que respondi só uma pergunta mas ta aí :blink:
Lembre-se: a maior qualidade de um vencedor é nunca desistir.;)
Meu canal -aprenda a usar o Blender
www.youtube.com/c/MarllonxDBGE
Tempo para a criação da página:0.060 segundos