Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha:

TÓPICO: Grade x escala em Milímetro

Grade x escala em Milímetro 29 Fev 2016 23:11 #149404

• Donald
  • Wireframe
  • Postagens: 2
Olá pessoal do Blender... "tô" precisando de uma mãozinha nesse software show de bola...

O caso é que estou querendo sair do Sketchup e migrar para o Blender. Meu negócio é mais desenho arquitetônico, projetos de mesas, armários, balcão e essas coisas. Tô acompanhando uns tutoriais, já aprendi bastante coisa mas venho esbarrando em um problema. Quando faço a alteração da unidade Blender para metro (no caso milímetro), a grade fica toda bagunçada. Por exemplo, se eu inserir um cubo e configurar ele nas medidas 2mm x 2mm x 2mm, não têm problema nenhum. Mas se esse mesmo cubo for alterado para ter as medidas de 2000mm x 600mm x 22mm (que são as medidas de um tampo de balcão por exemplo), ele não aparece por completo na tela de visualização, como a imagem que anexei mostra. Eu vou mexendo no zoom pra focar e continuar projetando e no final das contas, só dá pra ver uma faixa da grade e metade do tampo, como aparece na imagem que anexei. Quando se usa a unidade blender, ou se desenha de "medidas livres", esse problema parece que não ocorre. Só ocorre no milímetro. Existe alguma forma de deixar sem esse efeito? Já tentei mexer na lente de 35mm, aumentei o tamaho da grade de 16 para 32 fileiras e outras combinações... mas até agora não obtive sucesso...

Alguém têm algum palpite, ideia ou sugestão? Abração a todos.

O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Grade x escala em Milímetro 01 Mar 2016 12:49 #149411

• Fábio Biff
  • Wireframe
  • Postagens: 16
  • Obrigados Recebidos: 8
Isso aí é problema de Clip de visualização na 3D view

você disse que as medidas do seu objeto são 2000 mm x 600 mm x 22 mm
Se você olhar na aba "Visualizar" verá que a opção clip("Cortar") está com limite 0.1 a 1 m (1000 mm)

O seu balcão já tem 2000 mm (2 m) o que ultrapassa o limite de clip/corte de visualização na cena.
Inclusive, como vc mesmo marcou no seu print, o zoom na sua 3D view já está na escala de metros.

Aumenta o valor da opção "Corte/Fim" para um limite maior que 2 m ou maior que 2000 mm. Assim, seu balcão aparecerá por inteiro.

O padrão de clip/corte é de início 0.1 e fim 1000. Quando você altera o sistema de medidas, os valores início/fim do clip/corte assumem essa mesma proporção (0.1/1000) na unidade de escala da cena.

--

Outra coisa é quando à grade da 3d view

Se você visualizar a Aba "Display/Mostrar", verá que a unidade de escala da grade tem o padrão 1.000. Quando você altera o sistema de medidas, a escala da grade não muda.

Assim, ao alterar a escala da cena para 0.001 (1 mm), a unidade de escala do grid na 3D view continua em 1.000 (1000 mm = 1 m). Note que essa unidade da grade é o limite de clip/corte da sua cena. É o motivo de você só visualizar 2 "quadrados" da grade no seu zoom.

Por isso, é melhor alterar a unidade de escala do grid para 0.001 antes de alterar a quantidade de fileiras.

--

Aliás, se você digitar valores para transformações de posição ou de escala ("G" + digitar valor ou "S" + digitar valor), eles seguirão a unidade de escala do grid e não da cena.

Por exemplo, você alterou a escala da cena para 0.001 (1mm) e a escala da grade continuou com 1.000 (1000 mm = 1 m). Se você apertar "G" e digitar "2", o objeto moverá 2000 mm (2m) e não 2 mm.

Por isso, o meu conselho é sempre usar valores iguais a tanto na escala da cena e quanto na escala da grade.

--

Só uma observação.

Seu objeto tem uma medida de 2000 mm (2 m). Alterando a escala da cena para 0.001 e a escala da grade para 0.001, o seu objeto ficará muito maior que o grid.

O limite de linhas do grid é de 1024. Fazendo um teste com as medidas do seu objeto, mesmo com 1024 linhas, o objeto continua maior do que o grid.

Se quiser (veja bem, SE QUISER...) que o seu objeto continue dentro das margens do grid da cena, eu acho que seria melhor trabalhar em cm do em mm.

--

Enfim, quando você alterar sistema de medidas, resumindo:
unidade de escala da cena e unidade de escala da grade = usar valores iguais nas duas opções
limites de clip/corte de visualização da cena = usar valores de início/fim com intervalo maior do que as medidas dos objetos na cena.

--

Eu fiz um "print" com os ajustes dos valores que falei, seguindo as medidas do objeto que você usou.
imgur.com/y29NjYu

Clip/end (corte/fim) para um valor de 5 m (maior que os 2000 mm = 2m do seu objeto)
Escala do grid em 0.001 (mesmo valor de escala da cena)

Nota que coloquei 1024 linhas de grid e, como comentei, o grid ficou menor do que o objeto.
Se deixar o padrão 16 linhas ou 32 linhas, o grid ficará MUITO MENOR que o objeto.
Última Edição: 01 Mar 2016 13:58 por Fábio Biff. Razão: adicionar o link com um print com exemplo
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Donald

Grade x escala em Milímetro 01 Mar 2016 22:23 #149416

• Donald
  • Wireframe
  • Postagens: 2
Fábio Biff... valeu pela dedicação. Problema 100% resolvido. Acho que demorei mais pra ler o que você escreveu do que pra resolver o problema no Blender usando suas dicas... rsrsrs... já até salvei sua resposta em PDF para eventuais consulta no futuro.

E o curioso é que eu penei... primeiro pensei que era um problema de lente... depois aumentava as linhas da grade... e pesquisava na internet e vinha e testava de novo e nada, nada, nada... depois da sua resposta, só alterei o valor "fim" e "bingo!!!".

No fim de semana, vou estudar o que você escreveu mais detalhadamente, mas a dúvida que eu tinha já é coisa do passado. Valeu mesmo pelo apoio. foi uma grande ajuda.

Aquele Abraço.
Tempo para a criação da página:0.050 segundos