Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha:

TÓPICO: Como posso ter segurança de um projeto?

Como posso ter segurança de um projeto? 08 Mar 2017 20:31 #151430

• danidezcorrea
  • Wireframe
  • Postagens: 2
Claro que poderia parecer bem óbvio, mas para mim não se parece tanto assim. Por tanto gostaria de confirmar a seguinte coisa.

Sobre o arquivo .blender e o Blender que ao executa-lo abre o respectivo projeto no programa: este arquivo é bastante leve, mais leve que até mesmo o peso da imagem blueprint utilizada.

Sobre o peso destes arquivos eu gostaria de saber se apenas upando estes eu teria a 'segurança' daquele projeto caso algo pessimista ocorresse com a minha máquina.

E caso haja algo a fazer para garantir a 'segurança' do projeto ou um Backup, poderiam me explicar o que deveria se fazer?
Muito Obrigado.
Última Edição: 08 Mar 2017 20:31 por danidezcorrea.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Como posso ter segurança de um projeto? 09 Mar 2017 17:01 #151434

• Jonatas Amaral
  • GLSL shaded
  • OI!! :)
  • Postagens: 188
  • Obrigados Recebidos: 35
Se entendi bem, sua preocupação é quanto a perder os seus modelos, animações, texturas, etc certo?!

Basicamente é assim, se é algo que o blender CRIA, então está salvo dentro do arquivo .blend, e assim se você faz backup dele essas coisas não se perder, já coisas que o blender APENAS USA, você pode perder sim!

Então vamos entrar em mais detalhes:

Que tipo de coisa que o blender cria? digamos que... formulas!
Simplificando, os objetos 3D, são formas vetoriais (como as do CorelDraw, Illustrator ou Inkscape, mas) em três dimensões, vetores por suas vez (caso você já não saiba) são formulas matemáticas que quando processadas criam ponto, linhas, faces, etc. Por isso é que o arquivo do blender é tão pequeno e menor que os blueprints, pois ao contrário de uma foto em que se grava a informação de cada um dos pixels, o vetor apenas grava formulas matemáticas (considere que é uma formula para cada vértice, com isso pode entender que quanto mais vértices, mais informações guardadas, e maior tamanho de arquivo).
Os mapeamentos UV tbm são outros vetores. Os materiais não deixam de ser outras formulas matemáticas para calcular as cores. Modificadores, constraints, bones, animações, game logic... Tudo isso de certa forma você pode considerar como formulas que o blender cria para cria e alterar objetos 3D

Então o que o blender "usa"? Basicamente, texturas!
Todo tipo de imagem, video ou audio que você insere em um arquivo .blend é um ARQUIVO EXTERNO. Isso significa que o blender apenas cria um link pra ele através de um caminho em seus diretórios (ex: 'C:/user/VOCE/imagens/blueprint.jpg'), e quando precisa o procura e o "usa". Caso esse arquivo se perca (você o mova, renomeie, exclua, etc) ocorrerá um erro com o blender, ele não conseguirá "usar" esse aquivo. E ai ocorre de um audio não tocar, ver uma tela preta ao invés de um video, texturas ficarem rosa e tal

Então para manter todos os arquivos funcionando corretamente, você pode criar uma estrutura de pastas separada para cada projeto, e usar caminhos relativos nos endereçamentos do arquivo .blend. E ai fazer o backup de toda a pasta.
Mas existe também uma opção de você "inserir definitivamente" todos os arquivos usados no arquivo .blend. Nesse caso, todas as infromações dos arquivos que o blender "usa" vão ser 'compactados' dentro do .blend, e seus tamanhos serão com isso somados ao arquivo
Essa opção se encontra no menu File -> External Data -> Pack all into .blend
E assim se faz, tudo aquilo que não se faz de outras formas :D

Como posso ter segurança de um projeto? 09 Mar 2017 20:44 #151435

• danidezcorrea
  • Wireframe
  • Postagens: 2
Minha nossa, muito obrigado Jonatas, tu saciou todas as minhas dúvidas.

Então sim, a segurança de um projeto está em apenas upar a respectiva pasta que se trabalha.

E ótimo saber do porquê dos arquivos Blender serem tão leves.
Estava bem afim de confirmar esta coisa toda e tu o fez.

Mais uma vez, muito obrigado.
Tempo para a criação da página:0.047 segundos