Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha:

TÓPICO: Face Motion Capture para Blender 3D (projeto)

Face Motion Capture para Blender 3D (projeto) 18 Abr 2016 16:38 #149872

• alexandremulek
  • Wireframe
  • Postagens: 9
“Em homenagem aos loucos que sonham em construir um estúdio de Hollywood em casa, FACE MOCAP para Blender: captura de movimentos faciais para animar personagens 3D! Confira e apoie também este projeto.”

Oi pessoal,

Eu estou querendo desenvolver uma ferramenta para trazer a técnica Face Motion Capture para dentro do Blender de maneira descomplicada. Eu sei que existem programas que fazem isso atualmente, e que podem trabalhar em paralelo com o Blender, mas eu só encontrei programas pagos e/ou que exigem o uso de câmeras TOF (tecnologia usada no Kinect), como é o caso do programa Faceshift. Eu imagino que um sistema que funcionasse dentro do Blender poderia ser mais interessante, pois não haveria a necessidade de ficarmos lidando com importação e exportação de arquivos, e que pudesse ser usado com qualquer câmera, já que nem todos tem um Kinect em casa, acho que isso tornaria nossas vidas menos complicadas. Eu também sei que é possível fazer o Face Motion Capture manualmente dentro do Blender, usando o Tracking de vídeo. Mas eu gostaria de desenvolver um sistema automatizado para nos poupar tempo e trabalho na hora de configurá-lo, que seja realmente bem fácil de usar, e que ao mesmo tempo gere resultados profissionais.

Eu fiz uma campanha no Catarse para este projeto, o lançamento dela está previsto para 20/04/2016. Vocês podem conhecer melhor a ideia em www.catarse.me/facemocap

Eu gostaria muito que vocês compartilhassem as opiniões comigo. Para que eu possa entender a real necessidade de criar uma ferramenta assim, e se ela seria do interesse de muitas pessoas.

Deixa um comentário ai para ajudar! Valeu pessoal :)

Projeto Face Mocap: www.catarse.me/facemocap
Website Pessoal: www.alexandremulek.com
Blog Pessoal: www.alexandremulek.blogspot.com.br/
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Face Motion Capture para Blender 3D (projeto) 18 Abr 2016 17:01 #149874

• mvaranda
  • Rendered
  • Postagens: 474
  • Obrigados Recebidos: 87
Legal Alex,

Considere integrar o seu Addon com o BlenRig lançado pelo Blender-Cloud ha pouco tempo atrás.
O código do Rig eh aberto:

github.com/meta-androcto/blenderpython/t...xtern/BlenRig-master

Boa Sorte,
Varanda
Junte-se a nós e aprenda mais sobre CG:
www.cglabs.com.br
Os seguintes usuários disseram Obrigado: alexandremulek

Face Motion Capture para Blender 3D (projeto) 18 Abr 2016 18:22 #149877

• alexandremulek
  • Wireframe
Legal, obrigado pela sugestão! Vou considerar sim, com certeza, vou dar uma boa olhada nesse material, pois ainda não conheço ele.

Face Motion Capture para Blender 3D (projeto) 18 Abr 2016 18:55 #149881

• mvaranda
  • Rendered
Alex, eh um rig bem complexo. Melhor vc assistir os tutoriais. Voce tem conta no Blend-Cloud?
Do contrario crie uma conta e me passe o password que eu doarei 1 mes de assinatura para o seu projeto. Voce muda o psw assim que eu ativar a sua conta. Se voce decidir nao usar o BlenRig nao muda nada e vc nao me deve nada.

Meu email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Boa Sorte,
Varanda
www.cglabs.com.br

Face Motion Capture para Blender 3D (projeto) 20 Abr 2016 00:58 #149900

• alexandremulek
  • Wireframe
Muito grato mesmo, Varanda. Eu vi alguns vídeos no YouTube demonstrando a utilização do BlenRig, e como vc falou, parece ser bem complexo mesmo. Achei os tutoriais que você mencionou no Blend-Cloud, mas acho que vou deixar para assistí-los um pouco mais adiante, quando já tiver desenvolvido a estrutura central da Addon. Considero a possibilidade de desenvolver uma ferramenta que funcione de maneira autônoma, mas que também tenha um canal aberto para se comunicar com outras Addons, como o BlenRig, a gosto do usuário :D

Só não quero assistir aos tutoriais agora, pois ainda não tenho a estrutura central desenvolvida, como vou levar um bom tempo desenvolvendo ela, vou acabar me esquecendo do conteúdo dos tutoriais lá na frente :huh: e na hora de avaliar uma possível comunicação da Addon com o BlenRig vou ter que assistir tudo de novo rssss.

Caso vc esteja habituado a usar o BlenRig no dia-a-dia, eu até gostaria de trocar algumas ideias com vc a respeito dele, se aparecem dúvidas lá na frente, e se não for importuno da minha parte.

Registrei aqui teu email, anota o meu também, caso eu possa lhe ajudar em algo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Abraços! Muito obrigado mais uma vez, de coração!
- Alex

Face Motion Capture para Blender 3D (projeto) 20 Abr 2016 08:23 #149903

• mvaranda
  • Rendered
Ola Alex,

Eu ainda nao tive tempo de usa-lo. Meu oltimo rig foi para o MulaKong e tinha que ser simples pois foi para um game. Mas na minha proxima animacao eu pretendo usa-lo.

A proposito, 13% achei abusivo por parte do catarse.me

O www.indiegogo.com cobra apenas 4% se o objetivo foi cumprido. do contrario 9%.

Nao sei se funcionaria no Brasil em termos de opcoes de forma de pagamento.

Enfim, boa sorte no seu projeto.
www.cglabs.com.br

Face Motion Capture para Blender 3D (projeto) 20 Abr 2016 21:06 #149923

• alexandremulek
  • Wireframe
Olá Varanda,

Também acho um pouco alta a taxa do Catarse, mas o lado positivo, além de ser uma empresa brasileira e oferecer formas de pagamento nacionais, é que quando o projeto não atinge a meta, eles não cobram nada, reembolsando os apoiadores em 100%. Então, imagino eu, que é uma forma de incentivar apoios.

Talvez a taxa seja alta pelo fato do crowdfunding ainda ser pouco conhecido no Brasil.

Mas vou dar uma olhada no indiegogo, verificar como funcionaria as opções de pagamentos para lançar uma campanha aqui do Brasil.

Obrigado novamente pelas sugestões. São sempre bem vindas, até mais!

Face Motion Capture para Blender 3D (projeto) 20 Abr 2016 21:10 #149924

• alexandremulek
  • Wireframe
Olá pessoal,

Infelizmente, a data de lançamento da campanha foi adiada para a última semena de Abril de 2016. Peço desculpas pelo erro, como é o primeiro projeto que lanço no Catarse não tomei ciência que eles precisam avaliar antes de ir ao ar, e que esse processo pode levar até 4 dias. Então vai demorar mais um pouquinho, considerando que amanhã é feriado.

Assim que estiver no ar, aviso vocês aqui! Obrigado.
Tempo para a criação da página:0.059 segundos