Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha:

TÓPICO: Porque o blender e escrito em c++ e não podemos ..

Porque o blender e escrito em c++ e não podemos .. 16 Dez 2016 18:07 #151100

  • DeMatine
  • Avatar de DeMatine
  • Offline
  • Wireframe
  • Postagens: 6
  • Karma: 0
Porque o blender game engine é escrito em c++ e não podemos escrever em c++ nos scripts ?

FONTE :
www.blender.org/manual/game_engine/introduction.html
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Porque o blender e escrito em c++ e não podemos .. 17 Dez 2016 11:13 #151105

  • Blender.Petrópolis
  • Avatar de Blender.Petrópolis
  • Offline
  • Textured
  • Postagens: 158
  • Obrigados Recebidos: 42
  • Karma: 2
Olá!


Bom, pelo que aprendi sobre a Blender Game Engine, o que você disse e os dados encontrados no link em que você passou são a mais pura verdade, não é possível utilizar C++ no Blender ou na BGE.

Não encontrei nenhum link que fale especificamente sobre o assunto de o porque escolher Python, ao invés de C++, porem o uso de Python no lugar de C++ tem lá as suas vantagens:

- Python é uma linguagem de programação muito mais simples de se aprender e usar.

- é uma linguagem que permite ao desenvolvedor se concentrar na logica do problema, sem precisar se preocupar muito com a logica ou sintaxe da linguagem.

- em comparação com C++, Python é muito mais adequada para a criação de scripts de diferentes tamanhos e funções.

- em comparação com C++, o ambiente de desenvolvimento de Python é muito mais adequado para criar e testar scripts, principalmente aqueles que se deseja transformar ou utilizar como ( addons ou ferramentas ) personalizadas.

- a linguagem python junto com o seu interpretador parecem possui certas caracteristicas que fazem com que seja mais adequado serem ( empacotados ) e utilizados dentro de um software se comparado com a linguagem C++.

Como exemplo:

A biblioteca COLLADA é um formatado desenvolvido e mantido pela khronos e que permite que diferentes softwares de modelagem e animação 3D, exportem e utilizem cenas 3D entre eles, com o máximo de compatibilidade possível.

Porem, alguns meses atrás foi postado um artigo, no Blender Developer Blog, que fala de alguns dos problemas e inconvenientes que os desenvolvedores do Blender estão tendo para manter e desenvolver o formato no Blender.

Link do Artigo: code.blender.org/2016/10/the-collada-case/

Entre os problemas está o fato de que a biblioteca ate o momento é apenas suportada pela linguagem C++, o que impossibilita o desenvolvimento de um addon especificamente escrito em Python para importar e exportar diretamente para o blender.

Não significa que se a biblioteca existisse em Python que seria muito mais fácil de se desenvolver e manter um addon para essa função, mas o autor deixou claro que fazê-lo em Python seria muito mais conveniente.

O artigo deixa claro, que algo tem de ser feito com relação ao formatdo COLLADA dentro do blender, pois, do jeito que está vai ficar cada vez mais dicifil mante-lo no futuro dentro do Blender!

Se não me engano, o artigo diz que apenas o elemento responsavel por importar e exportar arquivos no formato COLLADA dentro do Blender é responsavel, por adicionar um pouco mais de 35 MB, a mais no pacote final do Blender, apenas não sei se isso é com relação ao codigo fonte ou ao arquivo final para donwload e instalçao do programa, mas de todo modo!

É bem provavel que um addon escrito em python pudese reduzir consideravelmente o tamanho final, mas ate que a API seja suportada em python, é apenas um sonho!


Não sou lá grande coisa como programador e principalmente com relação ao Blender e a BGE, mas esse é o lugar certo para a troca de informações e conhecimentos!


Valeu e ate a proxima ! ! !
Última Edição: 17 Dez 2016 11:16 por Blender.Petrópolis.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Porque o blender e escrito em c++ e não podemos .. 17 Dez 2016 23:06 #151110

  • Zariel
  • Avatar de Zariel
  • Offline
  • Textured
  • Postagens: 142
  • Obrigados Recebidos: 29
  • Karma: 2
A resposta mais simples e óbvia a sua pergunta é

C++: é compilado para objeto e depois para executável final de maquina...para programar é muito versátil e pode ter sua codificação otimizada e totalmente orientada a objetos, porém só podemos executar um programa, depois de compilar o código fonte, e dependendo do tamanho do projeto isso demoraria bastante...(imagine ter que compilar seu game dentro do Blender em linguagem de máquina, toda hora que resolve testar) além disso, a BGE possui o foco de facilitar a programação para quem quiser criar seus games sem muitas dificuldades

Python: é uma linguagem interpretada, que não precisa ser compilada para funcionar, seu objetivo é executar os scripts em tempo real em seu interpretador que no caso faz o papel de executável já compilado, mas que aceita comandos externos, e isso de forma rápida, e também pode se comunicar com objetos escritos em C++, Por isso a sua escolha era óbvia na BGE do Blender

Falow!!!
"Todo conhecimento existente, jamais será melhor que sua imaginação!"

Destemidos episódio 1
Destemidos episódio 2 - Trailer
Última Edição: 17 Dez 2016 23:07 por Zariel.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Tempo para a criação da página:0.050 segundos