Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha:

TÓPICO: Como criar um projeto(jogo/animação)

Como criar um projeto(jogo/animação) 23 Out 2009 22:57 #7583

• Cerberus_1746
Olá a todos, estou escrevendo isso por que acredito que todos aqui estão com vontade de criar um projeto seja de animação ou de um jogo, ou até se unir a um, mas não sabe como proceder, então cá estou para dar dicas

1º Antes de criar um projeto, procure tentar se unir á uma equipe, mas não entre em algo apenas por empolgação, existem milhares de outros fatores a serem vistos, como a sua disponibilidade, nível de conhecimento e etc... Pois não adianta entrar em algo e logo sair por que não tem tempo de fazer as coisas que lhe pedem.

2º Faça um storyboard ou GDD(Game Design Document) e enredo para organizar melhor a sua equipe caso não tenha uma equipe, faça mesmo assim pois sempre alguem de fora pode dar opiniões ou uma ajudazinha. Pois nenhum ser humano é capaz de ler mentes (a não ser os jedi ou o erick pois ele tem um etezinho de mascote.).

3º Não convide qualquer um á sua equipe, pois este qualquer um pode atrapalhar ou roubar o seu projeto. E além disso siga aquele ditado que diz “Qualidade é melhor que quantidade”.

4º Não dependa de ninguém, ok você deve estar pensando “pra que aprender se eu posso arranjar alguém que faça isso para mim?” pensou errado amigo, pois você pode não achar esse alguém ou não ter grana para pagar esse alguém, não perca tempo em que você poderia estar estudando em procurar alguém.

5º Comece pelo inicio, não queira fazer um longa metragem ou um MMO logo de cara.

6º Os membros de uma equipe adoram organização, se o seu projeto tiver organização, seu projeto terá futuro, caso contrário...

7º Apenas chame uma equipe se você realmente precisar de uma.

8º Sempre mantenha contato com seus membros de equipe, use o google groups(serviço de e-mail em massa, tipo um fórum mas via e-mails), chat daqueles de MSN ou por um fórum mesmo.

9º Atualize sempre seu projeto, o que adianta divulgar se o seu tópico ou post estiver ás moscas?

10º e ultimo. Tenham uma boa sorte pois vão precisar.

E isso é tudo pessoal.
Última Edição: 23 Out 2009 23:16 por Cerberus_1746.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re:Como criar um projeto(jogo/animação) 24 Out 2009 14:57 #7620

• Solano
Belas dicas, hein, Cerberus.

Re:Como criar um projeto(jogo/animação) 27 Out 2009 13:08 #7795

• Cerberus_1746
Uma outra dica é sempre ficar de olho em outros projetos sendo realizados. nunca se sabe quando, como ou aonde seus problemas vão ser resolvidos ou ainda se alguém está tendo os mesmos problemas que você.

Re:Como criar um projeto(jogo/animação) 27 Out 2009 15:41 #7802

• erickgoes
Dicas excelentes, Cerberus. Bom trabalho.

Gostaria de contribuir com suas dicas com a seguinte dica que pode ser resumida em uma palavra que fará diferença para que um projeto seja concluído e não abandonado no meio do caminho...

MOTIVAÇÃO! :cheer:

Então, escrevi os 6 fatores motivacionais que contribuiram para que o projeto do mini-game do Garoto Coisa fosse concluído em pouco mais de 1 semana.

1º fator motivador: A BLENDER PRO

Sabia que a Blenderpro estava se aproximando, e eu não poderia ir
infelizmente :-( então tive a idéia de desenvolver um mini-game para enviar pra sessão de exibição de jogos.

Havia desenvolvido 4 fases do jogo Garoto Coisa, que antes se
chamava "The Box, The Puzzles and The Boy Thing" (A Caixa, Os Enigmas e o
Garoto Coisa)faltavam só + 7 fases ( o jogo tem 11 níveis). Faltavam poucos
dias para a conferência. O.O

Esta foi a primeira coisa que me motivou. O desafio de terminar
minha criação em pouco tempo mas com uma boa qualidade :-)

2º fator motivador: TIM BURTON

Sempre fui fan do Tim Burton, diretor de filmes como Edward Mãos de
Tesoura, A Noiva Cadáver, e agora do longa metragem "Alice no País das Maravilhas". Queria fazer um jogo alucinante, um pouco sombrio e
fantástico. Assim como o estilo do Tim, em seus mundos malucos :-)

3º fator motivador: DESENVOLVER UM JOGO-HQ-ANIMADO PARA RODAR NUM DOMO
3D

Eu queria dar meu toque pessoal... E transferir para o jogo além do
visual fantástico, como se estivessemos em um sonho, 3 possibilidades de experimentação artistica e de abstração mental:

- um jogo com imagens estáticas (QUADRINHO)
- com imagens animadas (ANIMAÇÃO - nas duas cenas em que ele está
meditando embaixo da árvore-coisa e quando a porta aparece no céu)
- e com interatividade ( O mini-game em si, após a introdução da
história do Garoto Coisa)

E queria criar um jogo para rodar dentro de um domo 3D, como este
aqui:
www.blender3darchitect.com/2009/07/interactive-architectural-v...

O próximo passo será correr atrás de um equipamento como este para
apresentar em alguns eventos ano que vem.

O Dalai Felinto está construindo um domo na universidade dele.
Então, pedi que testasse meu joguinho tosco no equipamento quando estivesse pronto! (nao custa nada pedir né? rsrs)

4º fator motivador: CRIAR COM BLENDER É UM PRAZER

Curtir mais uma vez o prazer indescritível que sinto quando consigo
materializar minhas idéias dentro do universo tridimensional do
Blender 3D.

5º fator motivador: APRENDER E COMPARTILHAR CONHECIMENTO

Criar um material didático e prático na forma do próprio jogo. Ou
seja, vou disponibilizar em breve, após adicionar audio, o arquivo .blend na internet para que meus amigos e novos aprendizes que estão iniciando seus estudos em desenvolvimento de jogos, possam usar o mini-game do Garoto Coisa
como material didático. No estilo...

Abra a caixa, veja o que tem dentro... E faça você mesmo! :-)

Como o jogo só tem 11 fases, eu convido outros blenderianos a
continuar desenvolvendo outros níveis, com novos desafios para o garoto coisa :-)

6º fator motivador: FAMÍLIA & AMIGOS <-- Quem precisa de dinheiro se
nós temos eles? :-)

Minha família. Minha esposa e minha filha me ajudaram muito, me
incentivando durante o processo de pré-produção, execução e pós-
produção. Elas testaram o jogo também.. hehehehe
Além disso, compartilhei com alguns amigos as dificuldades e novas
descobertas que foram acontecendo enquanto desenvolvia a arte conceitual do game e programação. Eles me motivaram a continuar e não desistir, além de ajudar com alguns bugs e otimização de scripts. Em especial, o Vitor Balbio do Ruinas 2.0. (vlw Vitor)

É isso aí. Foi muito legal desenvoler o mini-game. E já estou super
motivado para começar a produção de outros (no plural mesmo...kkkk).

Talvez uma das coisas mais importantes no final foi descobrir que posso contar sempre com a força da comunidade em relação a identificar pontos fracos e sugerir onde é possível melhorar um projeto, mesmo quando este crítico não faz parte da equipe.

O próximo passo é desenvolver um curta animado beeem curto mesmo (5 min. no máximo) para participar do festival AnimaMundi e do MUMIA (mostramumia.blogspot.com/).

A razão de optar por criar uma animação curta é porque estou seguindo a 5ª dica do Cerberus:

"5º Comece pelo inicio, não queira fazer um longa metragem ou um MMO logo de cara."

É isso aí galera.

GO GO GO..BLENDER!!!!

\__/
(oo)
_|||_
erick
Tempo para a criação da página:0.054 segundos