Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Não sabe por onde começar na BGE? Leia-me

Não sabe por onde começar na BGE? Leia-me 14 Mar 2011 18:03 #48445

• NewbieBlender
Olá a todos, eu ja vi muitos inciantes, inclusive eu ja fiz perguntas que ja foram respondidas, então resolvi criar esse tópico para dar uma base por onde começa:

Antes de mais nada, se você é daqueles que não gosta de estuda, não gosta de ler, e não gosta de matemática, exclua o blender do seu computador, para você conseguir entrar em alguma empresa de jogos eletrônicos, você terá que ter no "mínimo" 2 faculdades: Jogos digitais e Matemática, e cursos como Técnico em informatica, e programador, e só para complementar seu currículo, faça uma faculdade de Ciências da computação. Desanimo? então deixe eu lhe botar mais para baixo...aqui no Brasil só conheço uma unica empresa que "Faz jogos"(Level Up, OnGame entre outros, apenas gerencia servidores), A Ubisoft, Quando inaugurado o prédio da Ubisoft em São Paulo, a expectativa de currículos que iriam chegar eram de 900(Não me lembro bem) e tinha 300 vagas(Não me lembro bem), mas quando contaram os currículos, foram mais de 2.000 currículos enviados(Não me lembro bem, mas é nessa casa decimal). O que? quer trabalhar na EA? Square Enix? Bandai Nanco? então faça todas as faculdades e cursos disponíveis, ganhe muita experiência em jogos e outras engines e ai sim, você poderá chegar em segundo lugar, mas enfim, depois de tudo isso que eu disse você ainda quer criar seus jogos? Sim? Isso garoto, você começo bem, então vamo ao básico do Blender:

Capitulo 1 - O Básico

Você começou agora na BGE(Blender Game Engine), não sabe por onde começar, muito bem, comece vendo esses 11 videos:

vimeo.com/2762130
(Entre no link, os outros videos estarão em uma lista a sua direita)

Bem, esses 11 videos foi e ainda é meu chão, nele explica muitas coisas:

-Inserir som;
-Inserir texturas;
-Sombra;
-Animação;
-Colisão;
-Movimento do personagem;
-Contador;
-"Game Over";
-"New Game";

Entre outras coisas.

Depois de você assistir a esses 11 videos, meu parabéns, você aprendeu o básico para fazer um jogo no blender.

Mas antes...para evitar frustrações futuras de sua parte, leia o que o VitorBalbio disse(Muito importante, leve muito a serio):

VitorBalbio escreveu:
Depois de ver tantos e tantos projetos de game que iniciaram mas que não terminaram, inclusive meus, decidi fazer um pequeno manual de como não finalizar o seu game¦ Se você deseja criar mais um game que nunca será finalizado então siga esses 10 passos!

10º Acredite que será fácil:

O desenvolvimento de nenhum game é fácil, por mais simples que seja, subestimar o trabalho em produzir um game é o primeiro passo em direção a mais um projeto não finalizado

9º Seja impulsivo:

Grande parte dos projetos de game que não dão certo começam da noite para o dia e quando o metido a desenvolvedor percebe que não vai dar conta do recado ou que vai dar muito trabalho, acaba da mesma forma que começou.

8º Seja Inexperiente:

Se você começou a estudar pascal ou a modelar a uma semana então você já está pronto para começar o seu game que nunca será finalizado!

7º Tente fazer tudo sozinho:

Se você acredita que pode fazer os gráficos 2D e 3D, programar, escrever roteiro, sonorização, level designer e ainda tirar um tempinho para fazer aquele beta teste esperto, então você está no caminho certo para criar seu game que não dará certo.

6º Conte com desconhecidos:

Se o amigo do primo do seu amigo disse que irá fazer todos os gráficos para o seu game em uma semana sem que você pague 1 centavo e com qualidade profissional, então conte com isso para que seu game nunca saia do papel.

5º Monte equipes online:

Nada melhor do que um bom fórum de pessoas inexperientes e totalmente descompromissadas para criar um game!

4º Escolha as ferramentas erradas e de preferencia pague por elas :

Se você tem dinheiro para gastar e deseja comprar aquela super engine que você não tem a minima ideia de como funciona, que não tem suporte nem comunidade estabelecida, com documentação toda em árabe, japonês e cantonês então vai fundo amigo!

3º Se superestime:

Acredite em seu potencial acima da média, você poderá criar um Crysis sozinho!

2º Seje Megalomaniaco:

Se você vai criar um game, não pense em criar um pequeno, faça um que revolucionará o mundo dos games!

1º Inicie criando um MMORPG

Para que criar um game de corrida, ou de aventura, ou de luta, ou de tiro, ou de navezinha, ou de plataforma, ou um puzze ou sei lá mais quantos estilos de game existem se você pode criar um MMORPG revolucionário?

Bom agora que você já sabe como iniciar um projeto de game que jamais irá dar certo, então tentar fazer exatamente o contrário.
E por favor sem mais MMORPGs revolucionários :lol:

Grande Abraço a todos! :side:

e complementando, com vocês o Hanza-Ru:

Hanza-Ru escreveu:
tem que adicionar + uma ai:

11º: Acredite fervorosamente que escrever o projeto é perda de tempo.

A maioria do que vi nos outros tópicos foram idéias soltas que nunca chegaram a ser oficialmente escritas e também, as vezes uma idéia muito importante escapa por não escreve-la em um bloco de notas... agora eu aprendi, no mínimo 10 folhas sempre na mochila. se eu contar que já gastei mais de 100 folhas de projeto, desenhando, escrevendo, dormindo encima das folhas, colando elas nas paredes, a maioria acha um absurdo! mas olha o durian project, os videos do estúdio deles. se não ver uma parede ao fundo entupida de modelos base...
Tópico: blender.com.br/forum/Jogos/14105-10-Dica...independente%21.html

Um texto sobre verdades e dicas do Cerberus)1746 aqui no fórum:

Cerberus_1746 escreveu:
A maioria que vem aqui ao BB quer fazer um jogo, não é verdade? Até aqui tudo bem mas, muitos destes não fazem a menor idéia do que é necessário para fazer um jogo e o pior, quer tudo da maneira mais fácil e por qualquer coisinha vem aqui fazer pegunta que todo mundo já fez e já foram respondidas.

Então para reduzir o número de perguntas e ver se consigo botar vergonha na cara de muitos por ai, vou responder a maioria das perguntas e dar uma dura em vocês.

Não adianta querer fazer um projeto revolucionário logo de cara, no Blender e sem saber programação pelos seguintes motivos:

Você não vai ter experiencia o suficiente para fazer tal jogo, comece pelo básico pequeno gafanhoto, pelo menos aprenda o Blender em si antes de começar na game engine.
A game engine do Blender é limitada, não espere que por ser fácil aprender ele é capaz de fazer tudo, pois não é.
Logic Bricks fazem o jogo ficar lento, use Python, costuma deixa o jogo mais rápido e dá mais opções para que o game designer faça mais coisas.

Não tente fazer uma IA com logic bricks, por três motivos, não tem controle total, é capaz de ser mais complicado do que usando programação e o jogo vai ficar mais lento que bicho preguiça com uma tartaruga nas costas.

Para fazer uma IA que preste aprenda no minimo programação, algoritmo A*, trigonometria e vetores. Não espere encontra uma IA pronta na internet, isso não existe, mesmo que você encontra-se você vai ter que no minimo alterar quase todo o código para satisfazer as suas necessidades, mas você pode usar como base, até eu faço isso.

Python é uma das linguagens mais fáceis que se tem para se aprender, tanto que consegui fazer um tutorial com todos os comando básicos em menos de 3 dias.

Não espere unir engines com Python, Python por ser uma linguagem de alto nível(fácil de aprender) é lenta, se quiser realmente unir engines você vai ter que aprender linguagem de programação das sources das engines (que no caso da do Blender é C).

E por ultimo, Google está ai para o que der e vier, só venha perguntar algo caso você não tenha encontrado nada e que não tenha sido respondido aqui.

E para dar um força também para vocês:

opencg.cerberus1746.site90.com/?p=21
www.tutorialsforblender3d.com/GameDoc/index_GameDoc.html
www.policyalmanac.org/games/aStarTutorial_port.htm

Boa sorte a todos.
Tópico: blender.com.br/forum/Game-Engine/6843-An...e-fazer-um-jogo.html

E mais uma do Cerberus_1746:

Cerberus_1746 escreveu:
Bem, em Floripa tem a Hoplon de empresa de criação de jogos... Não conheço outras... E eu duvido muito que seja necessário fazer faculdade para trabalhar numa empresa, mas claro que se tu quiser trabalhar numa empresa boa faculdade é o mínimo.

E não precisa tanto de matemática tanto assim, por que se tivesse eu já teria me matado tentando fazer um script para algum jogo :-P. Mas claro, uma noção de matemática é o minimo necessário.

E deverias adicionar mais uma coisinha:

Quem quer fazer um jogo, não comece fazendo jogo, comece por gráficos, depois materiais, render, animação programação e ai então pense em fazer jogo. Mesmo que você tenha uma equipe você VAI ter que organizar a equipe, e não tem como organizar sem saber o que fazer.

Se pulou direto para a game engine, você só será capaz de fazer joguinhos com gráficos toscos ou com jogabilidade nula ou abaixo do normal.

Pronto, ja tem uma noção do que fazer e não fazer certo? Mas antes, deixe eu te lembrar de algumas coisas:

BGE é diferente de Modelagem para render, Modelando você pode exagera, coloca cabelo com particulas, SubSurf para deixar aquela pelinha de pêssego, e por ai vai...Mas na BGE NÃO, se você usar SubSurf você vai ficar com tantos polígonos que SE seu PC não trava tua placa-mãe queima só de raiva de você(Brincadeira, teu PC num vai trava, vai explodi), tambem nem tente fazer cabelo com particulas, Bote duas coisas na sua cabeça:

1º - Modelo é só para dar a forma, não é para sair fazendo o olho, cabelo, o mosquito que esta pusado comendo um farelo na unha rachada do pé esquerdo, NÃO.

2 - A Textura é responsavel pelos detalhes, ela que vai fazer o olho, cabelo e o mosquito que esta pusado comendo um farelo na unha rachada do pé esquerdo.

-Novato:"IXI! coloquei textura no meu jogo e ele esta totalmente low-poly(Poucos polígonos), mas esta muito pesado! Você não sabe de nada!"
-Eu:"Mas que tamanho esta a textura?"
-Novato:"10.000x10.000"
-Eu:" :pinch: "

Má, ava que ta pesado?!, Também não é porque a textura cuida dos detalhes que você vai por uma imagem do tamanho de um quarteirão, procure usar imagens de tamanho abaixo de 1000x1000, SE A o modelo for grande! muito grande! tipo um castelo da Rapunzel com 79 quartos, 20 banheiros, e etc, etc...AI SIM use acima de 1000x1000 (mas duvido que você vai ter paciência para modelar e texturizar isso.

Para mais uma dica de nosso amigo Alisson Marques:
Alysson Marques escreveu:
Uma ótima dica! :D
Dimensão das texturas:
Artista: use sempre potências de 2 (ex. 512×512, 1024×512, 256×256, …). A textura não precisa ser quadrada, mas suas dimensões devem seguir esta regra - nem um pixel a mais, nem um pixel a menos.

Técnico - muitas placas de vídeo modernas (se não todas) suportam texturas que fujam desta regra. Ainda assim o processamento será mais rápido se você utilizar potências de 2. Para garantir compatibilidade com computadores antigos o Blender manualmente expande a sua textura em uma maior com as dimensões da potência de 2 mais próxima.

O que botar em cada textura:
Artista: a regra de ouro é que a textura de uma face seja mais ou menos uns 80% do tamanho final em que ela será vista. A segunda é, ponha na mesma textura o máximo de elementos possíveis (com algum cuidado para que as UVs não se sobreponhem) mas evite botar elementos de objetos que raramente compartilham o mesmo momento do jogo (ex.: a textura de um chefe da primeira fase não deveria ficar junto com o chefe da última - senão dá briga).

Técnico: O Blender usa uma interpolação bem rápida e simples (GL_LINEAR) tanto para imagens menores do que a textura (GL_TEXTURE_MIN_FILTER) quanto para maiores (GL_TEXTURE_MAX_FILTER). Logo é importante que a textura tenha a definição necessária mas sem exageros. Para entender a segunda regra é mais simples. Uma textura só é carregada quando algum objeto estiver solicitando ela. Se vários objetos compartilham o mesmo arquivo (por mais que usando partes diferentes do mesmo) a textura vai sempre estar carregada, mesmo que você só utilize uma pequena parte dela. Por outro lado quanto menos texturas carregadas melhor, assim objetos relacionados podem (devem?) ser agrupados sempre que possível.

Formato das texturas:
Artista: use DDS (principalmente se você for exportar pra outra engine), TGA ou PNG. Não use jpg (a não ser que esteja com sérios problemas do tamanho final dos seus arquivos).

Técnico: Jpg é bom porque é compactado, certo? ERRADO ! Toda imagem no momento que chega na placa de vídeo ocupa seu tamanho máximo. Então por mais que jpg poupe seu HD de alguns Kbs a mais, do ponto de vista de performance o consumo é o mesmo de uma mesma imagem não comprimida. E ainda há o trabalho do programa/placa de vídeo de descompactar a imagem para visualizá-la (não sei se isso chega a contar, mas enfim).
O DDS é um formato interessante porque ele já armazena a imagem compactada no formato que a placa de vídeo a usa. Assim o carregamento de imagens na placa de vídeo é muito rápido. Infelizmente o Blender suporta DDS mas não faz uso de sua arquitetura. Ou seja, mesmo usando DDS o Blender manualmente descomprime o DDS fazendo com que a placa de vídeo tenha que re-comprimir o arquivo. O tipo de compactação do DDS vai depender da natureza de sua textura (ex.: se tem ou não alpha).

Fonte: Dalai Felinto
Tópico: blender.com.br/forum/Game-Engine/38338-D...a-Animada.html#38946

-Novato"Ta, mas agora meu personagem parece que o olho é de papel, a boca é de papel, o nariz é de papel, o que eu faço?"
-Eu"Se você estiver fazendo o jogo em GLSL, coloque uma Normalmap em seu personagem e esta tudo resolvido, agora em Texture face...compre uma placa de video e migre para o GLSL, pois Texture Face não tem como.

OBS: Normalmaps são as imagens responsaveis por dar a sensação de relevo,SIM Todos os jogos de ultima geração usam essa técnica, e pode até não parecer, mas os modelos não são exagerados como o subsurf.
OBS²: Só é possível fazer sombra, relevo, entre outras coisas no modo GLSL, e só se pode rodar no modo GLSL quando se tem uma placa de vídeo compatível

Agora tente criar um jogo simples, sem objetivo, sem historia, só um jogo que faz diversas coisas simples...termino esse jogo? já? então aposto que encontro diversos erros como:

-"AH! Meu personagem bate na parede e volta!"
-"Vixi! Meu carro passo pela parede em alta velocidade"
-"Tem partes do meu personagem que está invisivel, Ferro!"

Muito bem, eu aconselho a você a pedir ajuda ao nossos deuses:

-Google;
-Youtube;
-Vimeo;
-Sistema de Busca do fórum do Blender Brasil;
-Chuck Norris(Ele não irá te atender);

Mas antes de apelar para tanto, faça uma coisa bem simples, veja a área de BGE de Trás-para-Frente, sim, isso mesmo que você leu, quando eu li alguém sugerindo isso eu pensei "Pra que isso? Não vou achar nada lá, perca de tempo!", há, depois que fiz isso, criei uma pasta no Meus Favoritos, e tem mais de 30 links só do que eu achei interessante. Então vire o Fórum de cabeça-para-baixo e ache a solução de seus problemas, mas como eu não sou ruim, vou listar alguns:

-Equipando um personagem:
www.blender.com.br/forum/Game-Engine/304...onagem%28duv%29.html

-Mudando de cena e salvando propriedades:
www.blender.com.br/forum/Game-Engine/236...do-propriedades.html

-Sistema de Dinheiro:
www.blender.com.br/forum/Game-Engine/232...EMA-DE-DINHEIRO.html

-Sistema de Vida para o seu personagem:
www.blender.com.br/forum/Game-Engine/232...EMA-DE-DINHEIRO.html

-Rotacionar a câmera com o botão direito:
www.blender.com.br/forum/Game-Engine/230...%C3%A3o-Direito.html

-Save/Load:
www.blender.com.br/forum/Game-Engine/232...stema-save-load.html

-Trocar texturas durante o jogo:
blender.com.br/forum/Game-Engine/37988-D...s-in-game.html#38578

Bom, acho que com isso ja basta né? o resto você procura de trás-para-frente no fórum.

Mas você é do tipo que não quer para por ai, quer fazer coisas mais elaboradas, então, lhes apresento, o "PYTHON",com ele você poderá fazer coisas que os logic bricks não podem, e para inicio de conversa, leia as 300 paginas dessa apostila que é o meu teto:

www.blender.com.br/downloads-tutoriais/a...-python-bge/download

Nessa apostila você aprenderá tudo o que é necessario para fazer um jogo básico/médio, como:

-Orientação a objetos;
-Logica de Programação;
-Basico do Python;
-Banco de Dados;
-Básico do Blender;

Bem, você chegou até aqui, leu tudo, fez tudo, mas ainda esta com dúvidas? Aqui vai uns links de apoio:

-http://www.blender.com.br/forum/Tutoriais.html
-http://www.tutorialsforblender3d.com/
-http://vimeo.com/
-http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt
-http://www.google.com.br/

Com esses 5 links você encontrará muita coisa, Hãn? você ainda esta com duvidas? pesquisou e não achou? Então, leia as regras do fórum( blender.com.br/principal/regras-forum-blender-brasil ) e então, finalmente poste na área sobre Game Engine.

Bom, essa é uma contribuição minha para o fórum, para ajudar os novatos, desiludir os iludidos, dar uma luz para quem esta as cegas no mundo 3D.

(PS: Se você baixou a pagina só para ver o tamanho do texto, volta la para cima e começa a ler!)

(PS²: Sim, só tem 1 Capitulo pois isso é o básico, e tenho quase certeza de que irei para por aqui :lol: )

Até :silly:
Última Edição: 06 Out 2011 17:56 por NewbieBlender.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re:Não sabe por onde começar na BGE? Leia-me 14 Mar 2011 18:25 #48448

• Cerberus_1746
Bem, em Floripa tem a Hoplon de empresa de criação de jogos... Não conheço outras... E eu duvido muito que seja necessário fazer faculdade para trabalhar numa empresa, mas claro que se tu quiser trabalhar numa empresa boa faculdade é o mínimo.

E não precisa tanto de matemática tanto assim, por que se tivesse eu já teria me matado tentando fazer um script para algum jogo :-P. Mas claro, uma noção de matemática é o minimo necessário.

E deverias adicionar mais uma coisinha:

Quem quer fazer um jogo, não comece fazendo jogo, comece por gráficos, depois materiais, render, animação programação e ai então pense em fazer jogo. Mesmo que você tenha uma equipe você VAI ter que organizar a equipe, e não tem como organizar sem saber o que fazer.

Se pulou direto para a game engine, você só será capaz de fazer joguinhos com gráficos toscos ou com jogabilidade nula ou abaixo do normal.
Última Edição: 14 Mar 2011 18:28 por Cerberus_1746.

Re:Não sabe por onde começar na BGE? Leia-me 14 Mar 2011 18:29 #48449

• NewbieBlender
Eu fiz esse "guia" com base em que uma pessoa ja saiba o basicos das outras aréas, mas adicionarei suas palavras ao guia :D

Re:Não sabe por onde começar na BGE? Leia-me 14 Mar 2011 22:39 #48472

• Andre_vitor
É isso aew! Falow e disse!

Eu divia ter lido essas coisas antes de postar sobre meu jogo Heroes worlds,mas não vo desistir vo termina de um jeito ou de outro.

C ya

Re:Não sabe por onde começar na BGE? Leia-me 14 Mar 2011 23:35 #48478

• Maverick
Bom post, NewbieBlender :silly:

Quando sugeri a um tempo atrás que algumas pessoas lessem o fórum "de-trás-pra-frente", foi justamente por que de tempos em tempos as perguntas se repetem, voltando de forma cíclica...

E de alguma forma esse seu tópico será reavivado novamente daqui a algum tempo, quando vier o novo ciclo de repetição. :lol:

Mas, galera do fórum, usem mais a busca e veja o que já foi feito. Tem muita gente fera com muito projetos bons. Não é possível que já não tenham postado aqui algumas das tarefas mais simples do blender. Quando é sugerido usar a busca, é para que o assunto fique agrupado, unindo as várias soluções em um mesmo lugar, e não ficando espalhado em vários tópicos com a mesma dúvida e pequenas porções de contribuição.

Abs.
Maverick B)

Re:Não sabe por onde começar na BGE? Leia-me 15 Mar 2011 07:25 #48488

• Ducky
  • Shaded
  • Amat Victoria Curam
  • Postagens: 69
  • Obrigados Recebidos: 23
Tá bem, agora você conseguiu me deixar curioso para saber o que tem de trás pra frente no forúm sobre bge, kkkk, vou começar a vasculhar agora!
ג'וֹזַדַקֶה בַּטִיסְטָה
PORTFOLIO - HERE

I7 3770 | Kingston 16Gb | Asrock h77m | GTX660ti | 2TB | CoolerMaster N200 | Legend Horse 3200dpi

Re:Não sabe por onde começar na BGE? Leia-me 15 Mar 2011 10:07 #48495

• x-channel
  • Moderador
  • 937
  • Postagens: 211
  • Obrigados Recebidos: 96
aqui em Hell-City há o porto digital que produz apps para IPhone, e apps Java. Pelo que eu me lembro é um dos maiores centros de criação de jogos para celular
pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Digital

e também há uma escola técnica Pernambucana com o curso de criação de jogos, embora que eu nunca tenha encontrado o site dela
Cícero Dias
Cuidado: Spoiler! [Clique para expandir]

Resposta de todos os seus problemas.

Re:Não sabe por onde começar na BGE? Leia-me 15 Mar 2011 10:44 #48500

• TeixiGroup
  • Solid
  • pense em movimento, parar pra pensar gasta tempo
  • Postagens: 37
  • Obrigados Recebidos: 1
:lol: Pô, vlw em eu já tinha visto os tutos(11) do calebe mais tem muita coisa aki que eu tava correndo atras pra descobrir.
começei no blender a umas 3 semanas e meia e só o que eu faço é pesquisa,criar modelos base, etc.
mais esse post "tutorial" vai ajuda bastante mesmo!
Vlw
(Obs. Vc não cosegui me entimidar com a conversa de desiludir vai precisa de mais um 1000 desse pra me deziludi) :lol:
yo!

Re:Não sabe por onde começar na BGE? Leia-me 15 Mar 2011 10:54 #48501

• NewbieBlender
x-channel escreveu:
aqui em Hell-City ...
:ohmy:

TeixiGroup
Pô, vlw em eu já tinha visto os tutos(11) do calebe mais tem muita coisa aki que eu tava correndo atras pra descobrir.
começei no blender a umas 3 semanas e meia e só o que eu faço é pesquisa,criar modelos base, etc.
mais esse post "tutorial" vai ajuda bastante mesmo!
Vlw
(Obs. Vc não cosegui me entimidar com a conversa de desiludir vai precisa de mais um 1000 desse pra me deziludi)

É que você é novo aqui, se você visse cada um, ja vi muitos tenta fazer coisas além de sua capacidade atual, tentando roda jogo a zilhões de vertice com Subsurf, Revolucionar o mundo dos games a-la Magaiver, vixi... historia é o que não falta aqui :lol:

Alias, vo adiciona uma coisa: "Não use SubSurf em Jogos!"

Até :D

EDIT: Acabei extrapolando e coloquei sobre modelos e texturas também :lol:
Última Edição: 15 Mar 2011 11:17 por NewbieBlender.

Re:Não sabe por onde começar na BGE? Leia-me 15 Mar 2011 11:22 #48506

• TeixiGroup
  • Solid
  • pense em movimento, parar pra pensar gasta tempo
  • Postagens: 37
  • Obrigados Recebidos: 1
kkk
tô sabendo!
alias quando quero arredonda uso no maximo 1 unico subdivid smoth!
tô correndo atras o tempo todo!
mais sem pressa, tô prevendo o fim do meu jogo até o fim do ano que vem!!!
claro que se dé quanto mais sedo melhor!!!
kkk
já baxei tudo que dava e o que não dava pra me ajuda!!!
:lol:
yo!
  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para a criação da página:0.101 segundos