Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha:

TÓPICO: Antes de se fazer um jogo.

Antes de se fazer um jogo. 12 Out 2009 14:14 #6843

• Cerberus_1746
A maioria que vem aqui ao BB quer fazer um jogo, não é verdade? Até aqui tudo bem mas, muitos destes não fazem a menor idéia do que é necessário para fazer um jogo e o pior, quer tudo da maneira mais fácil e por qualquer coisinha vem aqui fazer pegunta que todo mundo já fez e já foram respondidas.

Então para reduzir o número de perguntas e ver se consigo botar vergonha na cara de muitos por ai, vou responder a maioria das perguntas e dar uma dura em vocês.

Não adianta querer fazer um projeto revolucionário logo de cara, no Blender e sem saber programação pelos seguintes motivos:

Você não vai ter experiencia o suficiente para fazer tal jogo, comece pelo básico pequeno gafanhoto, pelo menos aprenda o Blender em si antes de começar na game engine.
A game engine do Blender é limitada, não espere que por ser fácil aprender ele é capaz de fazer tudo, pois não é.
Logic Bricks fazem o jogo ficar lento, use Python, costuma deixa o jogo mais rápido e dá mais opções para que o game designer faça mais coisas.

Não tente fazer uma IA com logic bricks, por três motivos, não tem controle total, é capaz de ser mais complicado do que usando programação e o jogo vai ficar mais lento que bicho preguiça com uma tartaruga nas costas.

Para fazer uma IA que preste aprenda no minimo programação, algoritmo A*, trigonometria e vetores. Não espere encontra uma IA pronta na internet, isso não existe, mesmo que você encontra-se você vai ter que no minimo alterar quase todo o código para satisfazer as suas necessidades, mas você pode usar como base, até eu faço isso.

Python é uma das linguagens mais fáceis que se tem para se aprender, tanto que consegui fazer um tutorial com todos os comando básicos em menos de 3 dias.

Não espere unir engines com Python, Python por ser uma linguagem de alto nível(fácil de aprender) é lenta, se quiser realmente unir engines você vai ter que aprender linguagem de programação das sources das engines (que no caso da do Blender é C).

E por ultimo, Google está ai para o que der e vier, só venha perguntar algo caso você não tenha encontrado nada e que não tenha sido respondido aqui.

E para dar um força também para vocês:

opencg.cerberus1746.site90.com/?p=21
www.tutorialsforblender3d.com/GameDoc/index_GameDoc.html
www.policyalmanac.org/games/aStarTutorial_port.htm

Boa sorte a todos.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re:Antes de se fazer um jogo. 12 Out 2009 19:44 #6866

• bin
  • Solid
  • Conhecimento é poder
  • Postagens: 33
muito boa essas dicas que voce postou,pois realmente tem muita gente que estava precisando de umas dicas como essa,muitas delas servem ate mesmo para mim :blink:,pois ate mesmo eu ja tive algumas ideias bizonhas :unsure:,mas e isso ai as vezes precisamos de uma sacudidas para colocarmos os pes no chao

Re:Antes de se fazer um jogo. 20 Out 2009 21:25 #7325

• APACHE
Caro Cerberus_1746

Creio que vc deveria ter mais paciência com as pessoas, pois a sigla BB não significa “Batalhão do Bope” e sim “Blender Brasil”.
Não é porque vc tem mais conhecimento que, talvez, a maioria dos usuários; que lhe confere o direito de sair atropelando, muito pelo contrário. Quem mais sabe, supostamente, é que deve dar o exemplo de confiança e segurança aos que nada sabem ou estão “perdidos e atrapalhados” precisando que alguém lhes mostre o “Norte”.
Ensinar a pescar não é dar com a vara de pesca na cabeça do aluno.
Quanto as informações sobre as Engines, concordo com os seus esclarecimentos, pois não sou leigo nesse assunto; aliás foi a única coisa saudável que vc pode transmitir aos que estão “engatinhando” em CG.
Discordo apenas da forma como vc se dirigiu aos integrantes do fórum; pois cada um tem o seu tempo. Os integrantes de um fórum tem que ser como um “Educador” pois quem sabe mais ensina mais; e aí todos saem ganhando principalmente com as trocas de informações, quando são possíveis.
Humildade e Simplicidade angariam confiança e simpatia, o contrário disso gera o afastamento das pessoas; que partem em busca de outras opções onde possam encontrar ensinamento com mais bom senso.
Desde que o usuário não transgrida os regulamentos do fórum, para mim, em nada justifica sua postura agressiva.

Sinto muito.

Take easy !!!

Re:Antes de se fazer um jogo. 24 Out 2009 12:05 #7599

• Cerberus_1746
Talvez. Mas muita gente apenas entende dessa forma. Não estou xingando muito menos me achando o tal. Muita gente aqui tem muito mais conhecimento que eu, eu não me baseio em nível de conhecimento para a agir, mas sim me baseio numa coisa:

Não indicar o norte, mas sim dar-lhes uma bússola para que consigam encontrar o norte por si só.
Última Edição: 11 Dez 2009 20:11 por Cerberus_1746.

Re:Antes de se fazer um jogo. 11 Dez 2009 20:07 #11237

• LucStorm
O ato de xingar se escreve com X!:side:

Re:Antes de se fazer um jogo. 11 Dez 2009 20:10 #11238

• Cerberus_1746
Obrigado :-)

Re:Antes de se fazer um jogo. 12 Dez 2009 13:37 #11265

• Vagner Capassi
Apache eu assino em baixo em tudo o que você escreveu,as vezes o BB parece a santa inquisição cassando os hereges que ousam em fazer perguntas simples ou postar em lugar errado. É preciso orientar e estimular os iniciantes. Quem não cuida dos seus se degenera.

Re:Antes de se fazer um jogo. 18 Dez 2009 19:08 #11534

• LucStorm
Eu desacordo, o péssoal aqui no BB me acolheu mt bem e graças a mts deles eu consigo algumas poucas proezas... poucas mesmo.
Mas concordo qnd vc diz q a atitude de Cerberus foi... no mínimo, impaciente, ngm espere q nós saibamos de tudo, nem q tenhamos paciencia de procurar tópico por tópico para ver se a pessoa já fez a pergunta... Mas eu posso entende-lo e acho q ele não fez por mau, só que ele pensou que estava ajudando a comunidade botando ordem nela, porém a ordem nem sempre é estimulante, que criança gosta de arrumar o quarto?

Re:Antes de se fazer um jogo. 18 Dez 2009 19:58 #11542

• Hanza-Ru
el historinha de hanza-ru:

há 7 meses atrás, quando eu não sabia absolutamente nada, eu tinha tanto medo de postar que procurava desgraçadamente em todos os tutoriais, livros, sites, topicos , a ponto de se procurar no meu historio ter no maximo umas 10 perguntas bem complicadas, e todas elas com resolução propia.

hoje , eu ajudo o pessoal no que posso. é um exemplo de que o cerberus de uma maneira inconsciente fez eu evoluir.

e não esse tipo de funcionário que o mercado está procurando? ^^

Bye! o/

Re:Antes de se fazer um jogo. 18 Dez 2009 20:13 #11544

• apoena
Concordo com algumas coisas. Acho que a galera tem que estudar mesmo. Mas isso é mais pra frente, caso queriam fazer jogos de verdade.

No geral, acho que todos podem tentar fazer os seus joguinhos na BGE, utilizando os Blocos de Lógica. Sem preocupação nenhuma.
Acho que é uma ótima forma de se iniciar, matar a curiosidade sobre a criação de jogos.
Poder testar as coisas de forma simples.

Depois de um tempo, a própria pessoa vai vendo que tal recurso está deixando o jogo lento, sentindo dificuldade em alguns movimentos, AI, camera, etc. Acaba correndo atraz e estudando scripts para melhorar o jogo.

É assim que as coisas devem acontecer, de forma natural.
Não adianta o cara ja sair estudando Trigonometria logo de cara, se não ele acaba é desanimando.
Não vai ver aplicação imediata para as coisas que estuda.

É o que eu acho.

Brinquem bastante com a BGE, façam muitas besteiras, travem bastante o computador. Só assim é que vão aprender de verdade.

Depois, caso se interessem de verdade, aí sim , caiam na matemática, estudem C, Python e tudo mais, porque realmente é necessário.

Abraço!!
Tempo para a criação da página:0.064 segundos