Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha:
Python
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: A.I.em python

A.I.em python 06 Jan 2017 04:11 #151229

• thiago
  • Rendered
  • Postagens: 342
  • Obrigados Recebidos: 31
Olá amigos. Estou tomando um coro arrumado pra fazer inteligencia artificial.
Se alguém puder me dar uma luz, vai ser de grande ajuda.
www.4shared.com/get/k39hkhA5ce/teste_cenario.html
Abram o cenário e constem que não está legal. Desde já agradeço.
Última Edição: 06 Jan 2017 04:12 por thiago.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

A.I.em python 06 Jan 2017 14:06 #151233

• Blender.Petrópolis
  • Textured
  • Postagens: 127
  • Obrigados Recebidos: 37
Olha é o seguinte:

Basicamente não tenho nenhuma experiencia na criação de Inteligencia Artificial, sem contar que minha experiencia como programador é basicamente ZERO, mas eu vou tentar lhe ajudar o maximo possivel, ainda mais porque dai pode sair algo muito util para muitos no forum.

Criei uma conta no 4shared para poder fazer o download do arquivo, como não tenho muito mais informações sobre o projeto não saberia como lhe ajudar, dei uma olha BEM superficial nos arquivos, consegui executar o cenario e o mesmo funcionou sem problemas em relação ao que você falou em seus videos.

Apenas o velociraptor é que parece estar com algum problema, mas acho que podemos trabalhar isto aos poucos.

Não sei exatamente em que você deseja ajuda do forum com relação ao problema de A.I. em Python, então se você puder dar mais detalhes de quais os problemas ou elementos em que está tendo dificuldades, tenho certeza de que o pessoal na medida do possivel irá lhe ajudar!
Última Edição: 06 Jan 2017 14:07 por Blender.Petrópolis.

A.I.em python 06 Jan 2017 19:04 #151235

• thiago
  • Rendered
Bom, quando o player está perto do velociraptor, se aproximar de lado ele simplesmente buga e some do mapa, tem que chegar perto de frente, mas aí quando ando lateralmente com o player, o velociraptor da umas "quicadas' laterais. Preciso que ele se vire e depois persiga o player. Qualquer dica em relação a outras coisas é bem vinda.

A.I.em python 06 Jan 2017 19:13 #151236

• Blender.Petrópolis
  • Textured
Olá!

Dando uma olhada mais aprofundada no seu projeto tenho algumas observações a fazer:

- pode ser que você não o tenha feito por se tratar de apenas uma prototipação, mas é sempre bom quando criar um cenário com vários elementos principalmente repetidos, que os mesmos sejam postos em Layers ( Camadas ) separadas principalmente para facilitar a visualização e organização dos mesmos quando se está editando um cenário.

- quando for criar algum objeto, acredito que seja aconselhável nomear o objeto com algum nome e que quando necessário este nome seja referente a alguma tarefa ou grupo ao qual o objeto pertence, como é o caso da grama.

Seria interessante que você renomeie a grama com um nome mais próximo a tarefa ou função do mesmo, como exemplo, se você tiver 3 tipos diferentes de grama, você poderia fazer:

grama_tipo_1
grama_tipo_2
grama_tipo_3

- algo que você também poderia tentar fazer é o de que quando você criar um objeto e este objeto for duplicado varias vezes, ou mesmo estiver dentro de um grupo especifico é sempre bom que o mesmo seja adicionado a um grupo, desta forma poderia-se ( teoricamente ) verificar através de código se o objeto está presente dentro de um grupo especifico de objetos, isto é importante pelo que direi a seguir.

- Com relação ao script grama, quando executo o projeto e me coloco basicamente no centro da grama, o FPS cai vertiginosamente, acredito que o problema esteja sendo causado pelo fato de que quando você criou o objeto que funcionaria como grama, e adicionou ao mesmo um script Python acompanhado de sensores conectados ao mesmo, isto esteja puxando o FPS pelo fato de que todos os objetos que funcionam como grama estão utilizando o script.

Uma das formas que pensei para corrigir isso seria criando algum tipo de algoritmo que verifique objeto por objeto da cena, onde todos os objetos do tipo grama que estejam dentro ou fora de uma distancia especifica, serão setados como visíveis ou não.

Sendo que seria necessário de que apenas um único objeto utilizando este único script realize esta tarefa, isto eliminou o problema de performance em meu PC.

Vou deixar um codigo abaixo:
import bge

def visibilidade_grama():

cont = bge.logic.getCurrentController()
    own = cont.owner

cena = bge.logic.getCurrentScene()

player = cena.objects["player"]

for x in cena.objects:
        if "Plane." in x.name:
            if x.getDistanceTo(player) > 20:
                x.visible = False
            else:
                x.visible = True

visibilidade_grama()

- outro detalhe é com relação as sombras, acredito que antes de você postar o arquivo tenha mexido no mesmo, pois, uma das duvidas que eu tinha com relação a performance em meu PC, era com relação as sombras, dei uma olhada nas lampadas e por algum motivo as sombras não estavam funcionando.

Dando uma olhada na lampada “Sun” o valor da qualidade das sombras estava em 10240, acredito que o valor por ser extremamente alto:

- ou não estava sendo utilizado pela Engine fazendo com que um valor nulo (0) fosse utilizado para as sombras, desativando-as

- ou o meu PC não é capaz de utilizar um valor tão alto, sendo este o motivo de as sombras não funcionarem.

Com relação ao velociraptor, o fato de ele estar bugado, parece estar relacionado com o objeto raptor_colision, ele parece estar causando o bug com algum outro elemento o qual está parenteado a ele.

Sendo assim eu o deletei da cena, copie e colei seus blocos lógicos diretamente na malha do velociraptor, isso eliminou o bug, mas não tenho certeza de como a colisão da malha do velociraptor se dará com os outros elementos do cenário, mas em testes simples parece estar tudo bem.

Bom por hora é só, mais tarde vou tentar analisar e postar mais informações do que consegui pensar . . .
Última Edição: 06 Jan 2017 19:15 por Blender.Petrópolis.

A.I.em python 06 Jan 2017 19:52 #151237

• luiz claudio de araujo
  • Avatar de luiz claudio de araujo
  • Textured
  • Postagens: 122
  • Obrigados Recebidos: 14
_thiago, estou tentando intender seu projeto, mas ainda não consegui, não intendo de programação, mas não deveria ter uma referência ao (raptor_colision) no script, além do "ester", porque parece que o script diz para onde ir mais não diz como.
Perdoe minha ignorância, mas porque fazer um jogo com vários .blend diferentes, isso facilita em que? Mais uma vez me desculpe pela pergunta, eu desconheço a técnica e estou curioso.
Boa sorte em seu projeto, abraço!

A.I.em python 06 Jan 2017 20:31 #151238

• thiago
  • Rendered
Luiz claudio, vários .blends teoricamente não facilita em nada, mas evita que o arquivo final do jogo fique grande demais, imagine que eu tenha ao final 30 inimigos e que a cada cenário em tenha que colocá los no mesmo .blend do cenário. Ficariam arquivos muito grandes sem necessidade alguma.

Petrópolis, por curiosidade. qual a configuração você colocou em physics para os bugs pararem depois de deletar o raptor_collision?

A.I.em python 07 Jan 2017 09:29 #151241

• Blender.Petrópolis
  • Textured
Bom thiago, inicialmente nenhuma!

Foi exatamente como eu disse, removi os parentescos que estavam conectados ao raptor_collision, copiei / colei os Logic Bricks do raptor_collision diretamente na malha do velociraptor, e deletei o raptor_collision. Sendo assim o raptor meio que está se movendo como um fantasma, mas para um teste mais simples já ajuda em alguma coisa!

Eu acredito que o prolema possa estar acontecendo por causa de algum dos elementos parenteados ao raptor_collision, sendo este o motivo de eu fazer o que fiz, para resolver o problema acredito que você vai ter de encontrar uma forma de testar elemento por elemento do velociraptor principalmente do raptor_collision para ver qual deles está causando o bug!

Apenas observando que devo ter me esquecido de reparentear alguns dos objetos, pois, o maxilar e os olhos ficaram bugados, parados no lugar, quando o raptor se move.

Lendo o seu ultimo post é que percebi que a física do raptor está como sem colisão, tentando alterar para dinâmica e tentando configurações simples e rápidas, a colisão com o raptor ate que ocorre, mas o mesmo parece estar bugado, não sai do lugar, alem de parecer estar flutuando.

Provavelmente o erro deve estar acontecendo, pelo fato de eu estar esquecendo de reconfigurar algo no projeto, ou mesmo de algum outro elemento precisar ser alterado, caso contrario é algum Bug novo que surgiu!

É só pensar que resolveu um problema para outro aparecer . . .
Última Edição: 07 Jan 2017 09:30 por Blender.Petrópolis.

A.I.em python 07 Jan 2017 14:17 #151243

• luiz claudio de araujo
  • Textured
_thiago, não sei se é relevante, mas depois que excluí os arquivo .blende, sobresalêntes salvos na pasta o raptor se manteve na posição, mas ainda não se dirige em direção ao player, mas executa as animações. Dá uma olhada. Fui!

A.I.em python 07 Jan 2017 15:36 #151245

• thiago
  • Rendered
Bom petropolis, depois que você disse sobre a caixa de colisão e a removi e liguei o script direto no raptor. Mas não deu nada, então liguei a lógica no bone e o raptor coloquei como dynamic, aí sim o bug de quicar acabou e está seguindo normalmente, porém agora o raptor está atravessando tudo, mesmo estando em dynamic.

Valeu luís claudio, vou dar uma olhada nisso.

A.I.em python 07 Jan 2017 15:54 #151246

• luiz claudio de araujo
  • Textured
_Estive assistindo a uns vídeos de criação de "IA", com Navmesh e notei que em todos, os objetos "owner", estão no terreno, que irá receber o Navmesh. Talvez seja este o problema o velociraptor, tem que estar no cenário. Mais uma vez digo não sei nada de programação, só estou tentando ajudar. Abraço!
  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para a criação da página:0.064 segundos